Entenda as diferenças entre construtoras e incorporadoras

AM Fernandes
Feb 24, 2017 · 3 min read

Quem está pensando em comprar um imóvel precisa entender todos os aspectos das empresas envolvidas no processo

Incorporadoras e construtoras têm papéis muito distintos no desenvolvimento de um empreendimento. Fonte: Reprodução\Pexels

Adquirir um imóvel não é uma decisão fácil. Pelo contrário, realizar o sonho da casa própria envolve muito planejamento e a superação de inúmeros desafios. Um deles é a falta de informação sobre as empresas envolvidas no processo de compra e venda de um imóvel.

Apesar de totalmente inseridas no processo de desenvolvimento e construção do empreendimento, as incorporadoras e as construtoras ainda geram muitas dúvidas para os consumidores, que não sabem diferenciá-las — nem como afetam a sua vida.

Foi pensando nisso que decidimos elencar as principais diferenças entre os dois tipos de empresas.

Construtora:

A construtora é a empresa responsável pela execução física do edifício. É ela que realiza todos os testes de qualidade e ensaios do empreendimento. Tudo isso embasado nas especificações técnicas pré-definidas pela incorporadora e pelos projetos aprovados, dentro dos prazos também acordados por ambas as empresas.

Sua principal responsabilidade é com a qualidade da obra, garantindo que os prazos de execução estejam dentro do cronograma acordado. Isso inclui não deixar o edifício ter problemas físicos, como instabilidade, trincas, rachaduras, infiltrações, irregularidades, imperfeições, divergências em relação ao projeto original, material de qualidade inferior ao contratado, etc. Além disso, a empresa também é responsável pela segurança dos operários, sendo obrigada a garantir o cumprimento de todas as exigências do setor. A grande relação da construtora com o consumidor é a garantia de todos materiais instalados. É ela que tem a obrigação de troca ou conserto dos itens instalados no prédio.

Incorporadora:

Enquanto isso, a incorporadora é a empresa empreendedora, que articula o negócio imobiliário. Ela se responsabiliza em adquirir o terreno onde o projeto será construído, pelo providenciamento da documentação do imóvel, por todo o desenvolvimento do projeto e aprovação dos órgãos responsáveis, por providenciar a construção (por meio da contratação da construtora, na maioria dos casos) e realizar todo os contatos com o cliente.

Muito por conta de ser a empresa empreendedora por trás de um imóvel, a incorporadora precisa identificar as oportunidades do mercado. Para isso, deve utilizar ou realizar estudos de viabilidade, adquirir o terreno, estruturar o produto a ser desenvolvido e contratar a construtora. Durante todo esse processo, é comum que ela faça contato com diferentes fornecedores, para viabilizar diferentes processos. Entre eles, estão as instituições financeiras para viabilizar o empreendimento, consultorias de planejamento imobiliário, escritórios de arquitetura e engenharia e outros tipos de consultorias, que auxiliam na obtenção de licenças ambientais e aprovações em órgãos públicos, por exemplo.

Muito por conta dessa gama de relacionamentos, a incorporadora é quem mais sofre riscos em todo o processo. Em suma, ela é a responsável por todo o negócio imobiliário, estando sob sua responsabilidade o desenvolvimento e a entrega do produto oferecido ao cliente dentro do prazo determinado em contrato.

Conclusão

Em qualquer tipo de construção, a empresa responsável pelo empreendimento é a incorporadora imobiliária e a empresa responsável pela garantia dos materiais instalados no empreendimento é a construtora. Mesmo assim, com funções tão distintas, existem incorporadoras que, além de viabilizar o projeto, também fazem a construção. No entanto, é importante que o consumidor compreenda as diferenças entre as duas operações, sabendo assim quem recorrer em casos de dúvidas e reclamações.

A proposta da AM Fernandes é gerar informação para o mercado imobiliário. Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato conosco no e-mail contato@amfernandes.com.br

AM Fernandes

Written by

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade