"Porque nenhuma vida está completa sem um grande desastre"
'Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios' é um livro complicado. Não quero dizer que ele seja difícil de ler, não é. Quero dizer que terminei e ainda estou ruminando se gostei mesmo ou não. Se ele passou do ponto ou não.
De um lado...
A escrita de Marçal é interessante.
Tem alguma coisa em livros escritos originalmente em português brasileiro que dá um calorzinho no coração. É a surpresa agradável de encontrar um "lá no cu do mundo" em uma página aleatória. Nenhuma tradução, por mais brilhante que seja, vai te dar esses momentos.
Ou ainda um sujeito 'engomadinho' e 'verborrágico'.
Ou então ver que a história se passa em um lugar que você consegue tanto visualizar quanto contextualizar os personagens. É mole imaginar um pastor da Universal, um funcionário público do Banco do Brasil, um fotógrafo que vendeu sua alma para jornais de São Paulo ou uma ex dependente química.
O autor articula diálogos que se sobrepõem com saltos cronológicos dando um ritmo cinematográfico para a história. Para mim, os highlights são os momentos em que Cauby cita o psicanalista fictício Schiamberg:
"De acordo com o professor Schiamberg, a vida da maioria das pessoas é medíocre, o que não as impede de enxergar tudo numa perspectiva heróica. Suportamos a existência tentando converter o banal em épico.” (pg. 140)"
Do outro…
Essa é uma daquelas histórias em que ninguém é flor que se cheire, mas até aí tudo bem. O que me incomoda são as personagens femininas.
Lavínia, a principal, é descrita como sendo duas mulheres no mesmo corpo: uma devassa, outra recatada. Junta-se 2 grandes fetiches masculinos em um invólucro de fêmea indecifrável. Em um momento, dizem para Cauby fugir, pois ela é desequilibrada e o botou 'numa fria'.
Marinês, objeto de desejo de outro personagem, é a mulher inocente e casta que bota o sujeito que a venera no cantinho escuro da friendzone. Apesar de não querer ficar com o colega de trabalho, ela o mantém sob rédea curta, pedindo que fique cada vez que ele decide partir. No final, ela também é retratada como alguém fora de si.
O livro é bem escrito e a trama é envolvente, mas não consigo ignorar o fato de que ele propõe mulheres desequilibradas que são (ou tentam ser) resgatadas por pares amorosos.
Talvez se o lesse em outro momento absorveria a história de forma diferente.
Nota: ★★★½
Título: Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios
Autor: Marçal Aquino
Editora: Companhia Das Letras
Número de Páginas: 230