Nem vejo problema no gado comer milho, mas sim em comer em um espaço confinado.
Diego Tonin
101

Excelentes perguntas!

  1. O sistema silvipastoril pode ser utilizado com qualquer tipo de árvores, não necessariamente apenas com eucalipto. A única preocupação é que a copa da árvore não pode ser muito densa, porque aí vai bloquear a incidência de luz solar, o que vai prejudicar a produção do pasto. O pessoal usa eucalipto porque dá pra cortar depois e usar a madeira, o que vira uma outra fonte de renda. Eu nunca ouvi nada sobre o lençol freático. O que acontece com o eucalipto é que ele pode prejudicar o crescimento de outras plantas. A folha produz uma substância que prejudica a germinação de outras sementes (alelopatia).
  2. Quanto à mudança climática, a grande preocupação é o nitrogênio, agora há outras implicações do uso dos fertilizantes. Como você citou, a eutrofização (transporte de nutrientes pela água) pode gerar complicações em outros locais, como no oceano. O possível solução aqui é fazer análises de solo para saber exatamente a quantidade de nutrientes necessária e aplicar a quantidade correta, assim não há excesso para ser transportado pela água. Falando só da parte ambiental temos mudança climática, eutrofização, erosão, biodiversidade, etc. Ainda temos que considerar os outros dois pilares da sustentabilidade, o social e o econômico. Em teoria, um sistema sustentável tem que ser ambientalmente e socialmente correto e economicamente viável. Sustentabilidade é um conceito complicado, e eu acho muito difícil um sistema ser “sustentável”…eu até evito utilizar esta palavra…mas está na moda e aparece em todo lugar.
  3. De fato, o pessoal mais novo está mais ligado nas novas tecnologias e manejos possíveis. A parte de extensão das Universidades também melhorou, levando a pesquisa e os resultados pro pessoal do campo aplicar. O melhor jeito de convencer o produtor é mostrar que ele pode continuar a ganhar dinheiro (ou ganhar mais!) aplicando estas ações. Esse é o grande desafio. Já estamos melhorando bastante nesta parte…eu vejo com otimismo esta melhora nos sistemas de produção e acho que vamos nos tornar cada vez mais eficientes.

Valeu pelo comentário! O meu trabalho é apenas um no meio de uma galera que está trabalhando com isso, e quando mais gente se preocupar, mais soluções podem surgir pra que a gente tenha um futuro mais “sustentável” (não falei que essa palavra aparecia em todo lugar? rs).

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.