Querida Yara, você está um tanto equivocada
Marcelo Dos Santos
132

Marcelo,

Acho a sua crítica exagerada sim. O curso teve cerca de 30 mil inscrições. São aí 30 mil pessoas aprendendo errado, que é pior do que não aprender. Seria melhor não publicar nada do que publicar algo desta forma, que está na verdade desinformando a população. A Yara não chega a 3 mil seguidores no Medium. Talvez se somar Facebook + Youtube + Medium chegue a 10 mil, mas considere que podem ter pessoas que estão inscritas nos 3. Não chega perto das 30 mil pessoas que estão sendo desinformadas pelo ON.

Cara, até o email de contato está errado. É triste afirmar, mas foi um trabalho ridículo do ON, que deveria ser a principal instituição de Astronomia do país. Passa a impressão para as outras pessoas que este é o nível de pesquisa e divulgação científica no Brasil. Publicar este material foi uma irresponsabilidade gigantesca.

Se o ON perder verbas devido a este material, será responsabilidade apenas dele, não de quem está fazendo o favor de mostrar os erros para a população leiga, que estaria aprendendo errado se dependesse apenas do ON.

O ON deveria vir a público com uma notícia “por favor, desconsiderem aquele material porque ele contém erros.” Isso é o mínimo, e até agora não foi feito. Depois disso deveria publicar um material que corresponda ao nível do principal centro de Astronomia do país. Que sirva de lição para os próximos trabalhos que devem ser realizados com mais cuidado e responsabilidade.

Acho que materiais de qualidade ruim devem ser sim denunciados e a notícia ser espalhada por todos os lugares, seja do ON, MEC, Universidades ou youtubers/bloggers. Acho que uma grande responsabilidade que nós que trabalhamos com divulgação científica temos é justamente ser críticos com nossos textos, com textos dos outros e com textos oficiais do governo. Só assim vamos crescer na divulgação científica e informar a população leiga de forma eficiente e responsável.

Novamente, é o ON que está manchando a sua própria reputação. Colocar a responsabilidade em apenas uma pessoa é sim uma justificativa fraca, tirando o peso da responsabilidade de quem realmente deveria ter.

Like what you read? Give Andre Mazzetto a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.