Querida menstruação

Angela Beatriz de Oliveira Roman
2 min readMay 17, 2019

--

Uma declaração de amor

(Ilustração: El Cometa Ludo)

Amo menstruar

Me sinto bem ao buscar acolher e conhecer meu ciclo, meu sangue, eu mesma

[Amo menstruar]

Acho recompensador e infinito o processo de encontrar e criar formas de me entender e de me respeitar, por meio do meu ciclo menstrual, da minha menstruação

[Amo menstruar]

É bonito e saudável me deixar ciclar, me permitir vivenciar as fases do meu ciclo, em especial o momento mágico do sangramento

[Amo menstruar]

Um dia, menstruada, em casa, com a bolsa de água quente (minha fiel companheira do período menstrual), deitada, quentinha, no sofá

Senti uma emoção linda e uma gratidão, leve e ao mesmo tempo profunda, por estar menstruando

E uma vontade de que todas as mulheres pudessem ter a possibilidade de vivenciar seus ciclos com respeito e amor

Abre parênteses

Sem dúvida, estar em casa nesse momento — que é de potencial conexão e abertura de consciência, e também de introspecção, sensibilidade e baixa de energia — foi essencial para que eu pudesse permitir que esses sentimentos aflorassem

Acho que era um final de semana (Glória à Deusa!), mas e quando não é? E quando não há dias de descanso na semana? Quero voltar a falar disso; de como criar caminhos, dentro das possibilidades e da falta delas…

Fecha parênteses

Voltando ao amor pela minha menstruação, tema destas linhas, me pergunto:

Amo menstruar porque não sofro com a menstruação?

Ou não sofro com a menstruação porque amo menstruar?

E sinto que, como num símbolo do infinito ("oito deitado"), a pergunta alimenta e contém a resposta: amo menstruar porque não sofro com a menstruação e não sofro com a menstruação porque amo menstruar

E por que amo menstruar?

Porque esse amor me dá força, coragem e poder

Porque, para mim, amar minha menstruação é amar meu corpo, minhas entranhas, minhas profundezas, é adentrar-me em meus mistérios

É porque a sociedade em que vivo me diz que menstruar é nojento, dolorido, vergonhoso e sujo,

que eu reverencio minha menstruação

É porque as propagandas de absorventes mostram um sangue azul,

que eu admiro, todo mês, meu vermelho profundo

Amo menstruar porque ao fazê-lo,

honro a força feminina ancestral

[E porque amo, escrevo…]

--

--