Roteiro Pedra da Macela — Cunha, SP

Ana Luíza Azevedo
Jul 23, 2017 · 5 min read

Cunha, no interior de São Paulo, é conhecida por suas montanhas e clima frio. Fui pela primeira vez em Janeiro de 2017 e o objetivo da viagem era subir o Pico da Macela (1850 metros de altitude). Fizemos muito mais do que isso e conseguimos fazer tudo gastando bem pouco. Vou deixar aqui nosso roteiro para uma viagem rápida, pra quem não quer gastar muito.

Saímos numa sexta-feira de Angra dos Reis pela estrada Paraty-Cunha. A estrada foi reaberta em 2016 é uma estrada ecológica, com vistas lindas e completamente lotada de flores. Já foi nossa primeira atração.

Cachoeira na estrada

Antes de chegar em cunha, paramos para almoçar no restaurante Dona Felicidade. Sem indicação mesmo, só vimos a placa na estrada e entramos na estradinha de terra que levava ao restaurante por motivos de: fome.

Restaurante Dona Felicidade

Comida caseira, variedade e uma vista linda. O restaurante fica dentro de uma pousada e você pode visitar os arredores e animais. Eles têm sucos de fruta da região, vale a pena!

Depois, chegamos no nosso Airbnb, que fica na estrada Paraty-Cunha, a uns 10 minutos da cidade. O chalé fica dentro de uma propriedade bem grande, com lago, cavalo, cachorro e até umas crianças fofas.

Airbnb em Cunha

O chalé tinha tudo: roupa de cama, eletrodomésticos… A gente estava com medo do calor e acabamos sentindo frio.

O chalé era pequeno mas a propriedade era enorme

Fomos até o centro da cidade, que é bem pequeno e não tem muito o que fazer.

O mercado municipal: artesanato e comida típica, meio caro.

No sábado, seguimos para a Pedra da Macela cedo. A estrada de terra leva até o pé da montanha, mas a estrada estava meio ruim e o nosso carro não estava ajudando…Então decidimos deixar o carro estacionado na Cervejaria Wolkenburg, que fica no caminho, e seguimos a estrada a pé. O trajeto foi de uns 25 minutos ou mais.

Chegando no pé do morro, são mais ou menos 2 km de subida. O trajeto todo na montanha é feito numa estrada quase toda pavimentada.

Chegamos cedo, então não tinha muita gente subindo. Quando chegamos no pico, tinha bem pouca gente lá mas quando descemos tinha MUITA gente subindo, o que não parecia muito agradável porque o calor já estava incomodando um pouco.

Vale muito a pena, a vista das montanhas e de Paraty é muito linda. Sobe gente de todas as idades e tipos físicos. A caminhada é longa mas é de muito fácil acesso.

Vista de Paraty e Angra dos Reis

A intenção era passar na Cervejaria Wolkenburg mas nosso carro não estava pra subir o morro super íngreme que precisava para chegar até lá e eu não estava mais em condições de subir qualquer tipo de morro. Fiquei lá embaixo tirando um cochilo no carro enquanto nossos amigos subiram a pé. O veredito foi que não valeu muito a pena: fizeram uma degustação de cerveja, mas não tinha nada para comer lá (tava todo mundo com fome). O atendimento também não foi dos melhores.

Fomos almoçar no restaurante Antigo Caminho d’ouro, por indicação de uma amiga que já tinha ido. Comida ótima, com o preço muito justo. O restaurante fica na estrada, um pouco depois da entrada para a Pedra da Macela.

Vista do restaurante Antigo Caminho d’Ouro

Voltamos e paramos direto no Lavandário, que ficava a menos de 5 minutos do nosso Airbnb.

Cunha também é conhecida como Provence brasileira, por conta da produção de lavanda. O lavandário cobra R$10 pela entrada e lá dentro, além da paisagem, tem lojinha com todo tipo de produto com lavanda (Os produtos são bem caros, não vi muita vantagem).

Mirante
Esse chá com lavanda não era muito gostoso…

Fomos para o Airbnb porque estava todo mundo morto e íamos embora no outro dia cedo.

Voltamos para casa no domingo, sendo a última parada na Fazenda Aracatu, que também fica na estrada Paraty-Cunha.

Eles têm alimentos e produtos da região além de ser um café.Recomendo o brownie, o shitake e os pães.

Como nosso objetivo era mesmo subir a Pedra da Macela, e não tínhamos muito tempo, não fomos nas cachoeiras de Cunha. Ouvimos dizer que são todas muito bonitas e que o acesso não é tão difícil.

Link para Airbnb: https://www.airbnb.com.br/rooms/6720823

23/07/2017

Ana Luíza Azevedo

Written by

Formada em Relações Internacionais pela UFRRJ - Criadora do Asterisk Project. Brazilian living in the Caribbean.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade