Tudo começa dentro da sua mente

Inclusive a paixão

Carol Oliveira

--

Quem me acompanha sabe que sou adepta da filosofia budista e mesmo quando não conhecia os ensinamentos do budismo, já acreditava que absolutamente tudo começa dentro da nossa mente.

Não somente as paranoias, mas também as alegrias, as tristezas, as preocupações, as ilusões principalmente. Tudo o que você acredita que sente dentro do coração, na verdade, vem da sua mente.

Quantas vezes você estava felizão da vida e do nada um pensamento passa correndo pela sua mente e a bad se instala? Pois é, você se apega aquele pensamento, tenta entendê-lo pra curar sua bad mas na verdade tudo o que você precisava fazer era deixá-lo ir. Let it go coleguinhas!

Mas a mente também é capaz de enxergar alegria onde não existe, e quando combinada com a carência ou a solidão, se torna algo perigoso. Pensei sobre isso ontem quando estava assistindo o 5º episódio da segunda temporada de 13 Reasons Why, quando o Ryan conta sua versão dos fatos e foca na solidão que sentimos nos tempos atuais de internet e redes sociais (sem muitos spoilers né, porque vale a pena assistir).

Todo mundo já sentiu ou ainda vai sentir solidão, isso é um fato. Alguns até se sentem invisíveis, parece que ninguém liga, ninguém se importa com você e qualquer conversa vazia você já começa a acreditar que é a solução dos seus problemas.

Tudo começa com o fatídico “Oi, tudo bem?” e aí é ladeira abaixo. Um elogio aqui, uma risada ali, você começa a se apegar naquela sensação, alguém parece querer conversar com você. Mas aí os dias vão passando, a vida vai acontecendo, as prioridades vão mudando, você conhece outras pessoas e percebe que aquilo tudo era ilusão criada pela sua mente.

A pessoa não se importa com você…mas você também não se importa com ela. Admita! Você só gostou da sensação de ser importante, de fazer parte de alguma coisa por alguns dias ou horas. Você se apaixonou pela ideia de se apaixonar.

Você criou paixão onde não existia, começou a ver qualidade onde não existia pra mascarar o quando sua autoestima é péssima. Você se contentou com pouco porque acreditou que aquele pouco era melhor que nada. Mas como eu disse lá no começo do texto, era só deixar passar.

Porque passa. Você não quer que passe, mas lá no fundo você sabe que é melhor que passe. Com a mesma intensidade que veio, também vai. E um dia você vai olhar pra trás e agradecer por ouvir sua intuição e não sua mente.

--

--