ah pq as armas são boas demais para nós
Ta. Eu to com sono, mas eu preciso MUITO falar sobre isso e vai ser de um jeito bem informal mesmo pq ninguém merece mais texto cheio de palavra complexa em meio a tantos que tão rolando por aí.
BOM, inseridos nesse clima de eleições, a gente acaba ouvindo muita coisa que não quer e lendo muita coisa que faz bater aquele desprazer enorme por aí. Com o Bozonaro à solta então fica ainda mais complicado, pq vem uma onda de opiniões carregadas de ódio e DEUS NOS DÊ PACIÊNCIA. Mas o ponto em que eu quero chegar é: agora, mais do que nunca, a discussão sobre porte de armas ta no nosso top 10 discussões mais recorrentes. E beleza, tem gente que é à favor, ta (na verdade não “ta” não, mas isso fica pra outro momento de raiva), mas eu quero conversar sério é com quem é contra.
Eu também sou… e ouvindo os pensamentos de pessoas que pensam o mesmo, me deparei com um argumento frequente que me preocupa num nível inimaginável. “A intenção é que seja usada [a arma] pra legítima defesa. Só que a gente sabe que as pessoas não tem educação suficiente pra usar dessa forma…” O QUE???? SINCERAMENTE. O. QUE?
Eu espero não ser a única a achar essa ideia de “não ter educação suficiente” assustadora e ridícula. E ai a gente começa a sacar como as coisas podem caminhar pra debates totalmente inesperados. VAMOS LÁ. É bizarro que alguém defenda que o problema do porte de armas tá nas boas maneiras dos brasileiros. O que dificulta essa questão não é que a gente não é adequadamente educado pra usar uma arma, não. Eu entendo toda a parte de treinar o PESSOAL CERTO para usar armas, tipo policiais e etcetc, pq esses realmente precisam saber usar armamento (tanto no sentido prático quanto no sentido ético) pra não saírem fazendo bosta (e claramente temos uma falha ai pq ô se eles fazem bosta, viu?), mas estender esse argumento pra todo o povo torna esse raciocínio um tanto quanto delicado e perigoso.
A educação no Brasil tem inúmeras falhas mesmo, não tem nem como negar. SÓ QUE é uma bola de neve e são falhas que acarretam em mais desigualdade social (mais? sim, é possível): os estudantes não têm as mesmas oportunidades, sem contar os diversos outros fatores que contribuem pra marginalização de parte da população. Crescem em ambientes extremamente violentos (também gerados pela desigualdade social) e muitas vezes não veem outra saída a não ser a reprodução dessa violência. A gente vive nesse meio, vendo pessoas serem jogadas de lado como se fossem descartáveis, ouvindo sobre o tráfico de drogas e o alto índice de brigas em favelas, e só se importando se algum dia o waze acabar te levando pro meio de uma, sabendo que a violência urbana é fruto das ações de TODOS e dando a mínima. O que nos ferra obviamente não é a educação que erra em não ensinar a lidar com armas, é a educação que erra em não ser de qualidade e acessível para todos, que erra em não dar perspectiva de futuro pros jovens que não contam com privilégios diários (porque, sinceramente, motivação também é um privilégio imenso), é a educação que não ensina sobre minorias sociais, que não bate na tecla do respeito, que não prepara pra vida em sociedade. A educação certamente não deveria ter como meta garantir que alguém não vai fazer besteira com uma arma na mão, mas sim garantir que armas não sejam necessárias, garantir que as pessoas não tenham armas na mão!! SÉRIO. Educação e armamento não são aliados ;)
O que as armas trazem é um espírito de guerra fria, é o medo da morte, medo do que o outro pode fazer, já que a chance de termos casos de justiceiros 2.0 é muito maior… deveria ser esse o nosso temor? Ou será temer a lei algo mais lógico? Tenho medo de agredir alguém pq ele(a) pode ter uma arma ou tenho medo de agredir alguém pq isso infringe a lei e eu poderia sofrer punições de acordo com a regulamentação?
MAS NÓS, MEROS BRASILEIROS, FILHOS DE UMA PÁTRIA DESORDENADA E EM CONSTANTE RETROCESSO, MAL EDUCADOS, COM A CABEÇA E O CORAÇÃO NO CARNAVAL, NAS PRAIAS, NOS CHURRASCOS E NOS MEMES, não sabemos lidar com armas, jamais. Poxa, era pra ser pra legítima defesa, mas aaaahh COMO CONFIAR NESSES ANIMAIS SEM ETIQUETA NEM PRINCÍPIOS MORAIS?
Não dá pra aguentar. E olha que num argumento desses não dá nem pra usar a estratégia favorita dos loucos do espírito de vira-lata e citar o bom e famigerado Estados Unidos pq ZeRo MoRaL nessa treta. Então tipo… para? Tem tantas formas da gente reclamar e lutar pela educação de qualidade, e não acho que seja muito positivo relacionar isso com o porte de armas rs.
Então falando na moral, se vc acha que o problema do porte de armas ta nos brasileiros incapazes de conviver com armas para legítima defesa, (pq elas são boas demais para nós, não é mesmo?) e não no fato de estarmos caminhando para uma sociedade ainda mais injusta, hostil e em constante guerra, ME PERDOA, mas vou ser obrigada a te fechar fora da rodinha :/ vai procurar outro rolê.