Mídia social: Como e quanto?

Quando estamos em frente a uma marca nova ou até mesmo um novo desafio na mídia social nos deparamos com a questão:

Como, ou melhor, quantos posts esta marca precisará?

No começo de um projeto na mídia social sempre nos deparamos com essas questões e há muito o que se fazer antes de ter uma resposta concreta. A primeira tarefa é definir a sua marca, seu público-alvo, seu produto… Enfim todas as coisas que fazem da sua marca ela mesma. Esses aspectos, além de essenciais, apontaram a direção que esta marca quer caminhar e com isso iremos para o próximo passo:

Pesquisa. Pesquisa. Pesquisa.

Todos sabemos que a pesquisa é essencial em qualquer avaliação. O benchmark traz insights sobre os concorrentes e até sobre métodos novos para a marca em questão. Elencar outras marcas relacionadas, o número de posts e o formato que essas trabalham é a análise mínima para o assunto. Isso vai te dar uma base do que fazer e o que é feito.

Depois, já podemos focar integralmente no nosso. Estamos priorizando alcance? Engajamento? Conversão? Cada um pode ter uma estratégia diferente para ser desenvolvida. O básico é traçar esses objetivos para estipular com mais precisão qual o melhor a ser investido. Lembrando que o investimento e patrocínio também pode fazer a diferença: um bom conteúdo com maior investimento pode ser muito melhor do que muitos posts com pouco investimento.

Juntando esses ingredientes, facilmente será possível visualizar as necessidades e oportunidades da marca para se colocar nas redes. Assim, a análise ficará mais fácil e fará com que, caso precise, fique mais fácil encontrar forças e falhas a serem trabalhadas para cada rede sobre a marca.

E você? Já sabe quantos posts fazer? Já pensou na mídia social que precisa?