Abertura das Paralimpíadas Rio 2016

Ana Clara Schneider
3 min readSep 8, 2016

--

Minha primeira vez no Maracanã e eu nem podia dizer “MÃE, tô na Globo!”. Mas pude chorar de emoção e pensar “ainda bem que eu vim”.

Descrição da imagem: dentro do estádio do Maracanã iluminado por milhares de luzinhas de celular na arquibancada vemos no centro do campo uma bola de fogo. É a chama paralímpica sendo refletida numa instalação de espelhos. A plataforma que está no chão do campo está molhada e reflete as luzes, parecendo uma piscina.

Eu nunca fui em estádios e logo de cara em 2016 eu fui em dois.Eurocopa e Paralimpíadas: eventos talvez semelhantes no tamanho, porém de esportes, torcedores e importâncias diferentes (pelo menos, para mim). Amei ambos, mas ontem foi um dia pra lá de marcante.

A VIBE

A galera chegando, gente com e sem deficiência vindo de todos os lados, de todas as ruas, bandeiras, selfies, crianças, idosos. Um criterioso sistema de segurança, tudo tranquilo.

Uma coisa que eu aprendi que é MARAVILHOSO nos estádios é a integração da arquibancada. Fiz amizade com a moça do lado, tirei foto pro casal do outro lado, dei tchauzinho pro bebê da fileira de baixo. e aí começaram AS MÚSICAS e todo mundo canta junto. Ai meu ❤.

A CERIMÔNIA

Começa que terminou a contagem regressiva com o cara dando um mortal de cadeira de rodas depois de descer uma mega rampa com fogos. PÁ. Minhas expectativas estavam altas, então muita coisa eu achei lindo de morrer e outras eu achei que poderiam ter sido mais legais (“É preciso saber viver” como música de encerramento foi o pior clichê de todos, dsclp).

Mas, eu que sou chorona, quase MORRI quando a Márcia Malsar caiu e levantou para continuar com a tocha.

E quando a escada criou rampas para o Clodoaldo Silva acender a pira, meu amigo, que emoção.

Mas o que mais me surpreendeu na cerimônia foi o fato de eu estar vendo, mas meus amigos e familiares não. Recebi diversas mensagens questionando como estava a festa e se eu sabia onde estava passando. Fiquei ÃNH?

O Ricci havia me alertado dias antes dos jogos começarem “que canais vão exibir os jogos?” e na minha inocência eu pensei “ORA, os mesmo que exibiram os jogos olímpicos. pfff”. Eu JAMAIS IMAGINEI que a existia a mais pálida possibilidade disso não acontecer. Eu tava esperando que não tivesse libras e áudio-descrição? Tava. Mas eu não esperava essa total falta de consideração. Como esperar que a sociedade mude se grande parte é pautada pela grande mídia, e essa mesma grande mídia não faz o mínimo esforço para exibir o mundo inclusivo que Nuzman citou no seu discurso? (enquanto a Globo mostrava São Paulo x Palmeiras)

Me pergunto o que os anunciantes e patrocinadores acharam disso. Investir milhões para patrocinar um evento mundial e não impactar direito nem os brasileiros.

Sério, se algum cliente puder me contar, eu adoraria saber.

Mas, os jogos estão só começando.

Muito trabalho a ser feito, muita festa pra rolar e muitos sons par captar! Aproveito o ensejo para divulgar a primeira playlist do ParaOuvir: tem dança, aplauso, vaia e primeiramente:

Que venham os ouros dos atletas porque a mídia não ganha nem medalha de plástico com essa bola fora.

E vocês, o que acharam da abertura?

--

--