por Ana Cláudia Corso

1. A criança nasce predisposta a desenvolver a maior capacidade do ser humano: a linguagem. Contudo, não nasce com a linguagem pronta, é preciso desenvolvê-la. Esse desenvolvimento acontece a partir da fala correta de outros seres humanos que cercam a criança.

2. A fala dos adultos oferece modelos que serão imitados. Se o adulto fala corretamente fornece modelos certos. Se o adulto falar errado estará contribuindo para o desenvolvimento prejudicado da fala da criança.

3. Converse com a criança desde a gestação. Este comportamento já expõe o bebê à língua materna e às características vocais da…


Professor e sua grande parceira: a VOZ

Por Ana Claudia Corso

Em tempos de recursos multimídias e tantas tecnologias à disposição da pedagogia, a voz ainda é a principal ferramenta do professor e sua melhor estratégia de ensino. Contudo, os longos anos de preparo para a docência não lhe ensinaram a utilizar este instrumento de trabalho e isso, entre outros fatores, dá ao professor o ingrato título de ser o profissional da voz mais exposto às doenças vocais, as chamadas DISFONIAS.

Outras situações como: falar por longos períodos, falar alto, ambientes sem estrutura acústica adequada, falta de microfones, tendência a…


por Ana Claudia Corso

A prática de contar histórias esta presente na história da humanidade desde a antiguidade. O homem adora ouvir histórias. Tem muita curiosidade para ouvir o que as outras pessoas têm a dizer, seja pessoalmente ou por meio de peças de teatro, cinema, novelas ou séries de TV.

As histórias podem ser contadas a partir da leitura de livros ou não.

Muitas narrativas são baseadas nas gerações anteriores, nas experiências do cotidiano ou na própria imaginação do contador. …


por Ana Cláudia Corso Série Respirar Bem | Parte 3

A maioria das pessoas sente um frio na barriga quando precisa falar em público. –Atire a primeira pedra quem nunca sentiu o coração bater mais forte, as mãos tremerem, a voz oscilar, a fala se atropelar e o rosto corar.

O que provoca tudo isso? A falta de controle emocional sobre a ansiedade.

Muitos se referem ao “medo” de falar em público, porém penso que medo não seja a palavra ideal. Talvez o termo ansiedade seja mais adequado. …


por Ana Claudia Corso

Voz é a transformação do ar em som

A voz é uma função adaptada do ser humano, tanto que não nascemos com estruturas exclusivas para falar. Com a evolução da espécie humana, tomamos emprestados órgãos dos sistemas digestivo e respiratório para nos comunicarmos.

A voz é a transformação do ar da expiração em som. Deixe-me explicar. O ar entra no organismo e chega até os pulmões. Ao sair, no “meio de seu trajeto”, ele encontra a laringe e dentro dela, duas pequeninas pregas, as cordas vocais. Se formos apenas respirar, as cordas vocais ficam abertas para…


por Ana Claudia Corso

Parece óbvio, mas muita gente não respira pelo nariz

Existem vários motivos que podem dificultar a passagem do ar pelo nariz: obstruções causadas por desvios de septo, adenóides, amídalas grandes, hipertrofia de cornetos, congestões, alergias e outros.

As vias aéreas superiores filtram, umedecem e aquecem o ar que penetra no corpo. Ao inspirar pela boca, o ar conduz impurezas para dentro do organismo, expondo o sujeito a doenças.

Em outras situações, ao se resolver a obstrução nasal, a boca poderá continuar aberta ao respirar. …


por Ana Claudia Corso

Falar o tempo todo não é sinônimo de bom comunicador. Podemos nos comunicar bem falando pouco ou apenas ouvindo.

Saber ouvir o outro é uma habilidade necessária e que deve ser desenvolvida para os bons relacionamentos e para os bons resultados. Porém, não basta ouvir, é preciso Escutar Ativamente, ou seja, ter a empatia de colocar-se no lugar do outro para captar suas mensagens e sentimentos. Assim, é possível definir assertivamente o que se vai dizer.

Você sabia que apenas ouvindo podemos controlar o comportamento de quem está falando?

Sem dizer nada, apenas ouvindo, fazemos uso…


Por Ana Claudia Corso

Os pais são os primeiros a dar significado às nossas ações. O bebê levantou o braço: “Então, ele quer colo”. Consequência disso, pega-se o bebê no colo e, até ele aprender a falar, toda vez que elevar os braços receberá colo.

Os pais não ensinam apenas a criança a falar sua língua materna. Ensinam, também, a criança atribuir sentido a si mesma.

Os pais, diante da primeira situação em que a filha não quis falar com alguém, falam para a criança “não precisa ter vergonha” ou “você vê como ela é tímida” . Estas palavras são…


Os principais sinais negativos que a platéia identifica

Falar em público é um grande desafio para muitas pessoas. Envolve preparo técnico e preparo emocional. É normal sentir aquele frio na barriga, a adrenalina subir e o coração disparar. Contudo, o apresentador deve desenvolver domínio de seu autocontrole para que estas sensações não comprometam sua performance e seus objetivos.

Veja os sinais negativos que a platéia identifica no apresentador, mas lembre-se que todos podem ser superados com treino adequado e perseverança.

  1. Voz instável: principalmente trêmula e sem firmeza.

2. Falar muito rápido.

3. Falar sem ênfases: sem destacar as palavras mais importantes dentro da mensagem.

4. Falar muito baixo.

Ana Cláudia Corso

Fonoaudióloga, especialista em Voz e coach de comunicação pessoal e profissional. Busco fazer com que crianças, jovens e adultos se comuniquem cada dia melhor.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store