10 motivos para você falar corretamente com seu filho pequeno

Ana Cláudia Corso
3 min readDec 6, 2017

--

por Ana Cláudia Corso

1. A criança nasce predisposta a desenvolver a maior capacidade do ser humano: a linguagem. Contudo, não nasce com a linguagem pronta, é preciso desenvolvê-la. Esse desenvolvimento acontece a partir da fala correta de outros seres humanos que cercam a criança.

2. A fala dos adultos oferece modelos que serão imitados. Se o adulto fala corretamente fornece modelos certos. Se o adulto falar errado estará contribuindo para o desenvolvimento prejudicado da fala da criança.

3. Converse com a criança desde a gestação. Este comportamento já expõe o bebê à língua materna e às características vocais da mãe. Assim, nos primeiros meses, o bebê ainda não identificará as palavras que a mãe dirá, mas identificará os tons de voz que alegram, acalmam, protegem, pedem atenção e outros.

4. O desenvolvimento da linguagem ativa o desenvolvimento de outras inteligências como a musical, matemática, lingüística, interpessoal , … Com o desenvolvimento das inteligências múltiplas a linguagem se desenvolve ainda mais, realizando um processo cíclico que não tem limites.

5. A fala, a escrita, o desenho, a dança, a escultura são formas de expressar a linguagem interna. A forma com que o sujeito se expressa o qualifica diante dos grupos sociais os quais irá pertencer.

6. O conteúdo da nossa fala (discurso) expressa nossas idéias. A forma como falamos (dicção, vocabulário, entonação, volume, plurais, concordâncias verbais) expressa quem somos.

7. Somos reconhecidos pela nossa fala e pela nossa voz. Quando falamos, as pessoas que nos ouvem são capazes de descrever de onde viemos, se estamos saudáveis, se somos escolarizados, qual a idade que temos, qual nossas atitudes emocionais e tantas outras características contidas apenas na sonoridade de nossa fala.

8. Ofereça um vocabulário ampliado à criança. Evite utilizar apenas as palavras fáceis e no diminutivo (bolinha, copinho, xixizinho, etc). A criança tem potencial para muito mais do que isso. Os primeiros anos de vida são uma imensa janela de oportunidades. Neles a criança terá condição de aprender muito do que puder ser ensinado. Permita o acesso a outros idiomas, às artes, às atividades físicas, …

9. Conte histórias para as crianças. Além de colocar a criança em contato com a formalidade do idioma ( regras gramaticais, pronúncia, entonação), também aciona uma capacidade exclusiva do ser humano: a imaginação. Cabe ressaltar que toda criação humana, desde um simples desenho a um complexo navio, nasceu da imaginação. Imaginação também é uma habilidade que precisa de ajuda para se desenvolver e se transformar em sucesso.

10. E por fim, a fala do adulto ajuda a criança a construir a imagem sobre si mesmo. Seja rude com a criança e ela entenderá que não é boa. Seja amoroso e ela entenderá o quanto é amada. Seja simplista e ela não enxergará o imenso universo de possibilidades que está dentro dela.

Seja consciente quando falar com as crianças. Lembre-se, você é o adulto e elas são as crianças.

Ana Cláudia

--

--

Ana Cláudia Corso

Fonoaudióloga, especialista em Voz e coach de comunicação pessoal e profissional. Busco fazer com que crianças, jovens e adultos se comuniquem cada dia melhor.