Série Bem Respirar | Parte 1

Ana Cláudia Corso
2 min readJul 5, 2017

--

por Ana Claudia Corso

Parece óbvio, mas muita gente não respira pelo nariz

Existem vários motivos que podem dificultar a passagem do ar pelo nariz: obstruções causadas por desvios de septo, adenóides, amídalas grandes, hipertrofia de cornetos, congestões, alergias e outros.

As vias aéreas superiores filtram, umedecem e aquecem o ar que penetra no corpo. Ao inspirar pela boca, o ar conduz impurezas para dentro do organismo, expondo o sujeito a doenças.

Em outras situações, ao se resolver a obstrução nasal, a boca poderá continuar aberta ao respirar. Esse hábito inadequado interfere na força da musculatura que mantém os lábios fechados.

A criança e a respiração

Na infância, o crescimento facial e o desenvolvimento das funções de fala, mastigação e deglutição estão intimamente relacionados à qualidade respiratória.

Ao respirar pela boca, há aumento da pressão de ar dentro da cavidade oral. Isso modifica o crescimento ósseo e muscular da face, interferindo diretamente nas funções citadas.

A boca constantemente aberta favorece as seguintes situações:

· fraqueza muscular e a alteração do formato de lábios, língua, bochechas e outros músculos da face

· crescimento mais elevado do palato, estreitando a cavidade nasal

· comprometimento de posicionamento dentário e do crescimento ósseo da face

Além disso, em qualquer faixa etária, interfere na produção de saliva e altera a qualidade de olfato e paladar.

Respiração e aprendizagem

Muitos estudos relacionam falta de atenção, falta de concentração, cansaço e pouca qualidade do sono à má qualidade respiratória. Estes comportamentos são altamente prejudiciais ao desenvolvimento e ao aprendizado da criança.

Qual o modo correto de respirar?

Na alimentação, a boca se abre naturalmente para receber o alimento. Contudo, ao mastigar e deglutir deverá manter-se fechada. Durante os períodos de silêncio e sono, os lábios devem permanecer fechados sem esforço, a ponta da língua deve tocar as “ruguinhas do céu da boca” (passe a língua pelo céu da boca e sinta esta região rugosa próxima aos dentes superiores), as arcadas superior e inferior devem estar levemente afastadas e a respiração deve ser confortavelmente nasal.

E se não for assim, o que fazer?

É natural respirar pela boca quando estamos resfriados, com rinites, sinusites e etc. Porém, a respiração nasal deve se restabelecer após a cura.

Dificuldades em respirar pelo nariz devem ser investigadas por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. Inicialmente, faça uma avaliação com o otorrino para verificar se há obstrução nasal. Se houver, requer tratamento. Se após tratada, a respiração permanecer oral ou houver dificuldades de fala, mastigação e deglutição, o fonoaudiólogo deve ser consultado para avaliar e tratar estas disfunções. A intervenção do ortodontista pode ser solicitada a fim de reorganizar a parte óssea e dentária.

Respire bem!

Um abraço,

Ana Claudia

--

--

Ana Cláudia Corso

Fonoaudióloga, especialista em Voz e coach de comunicação pessoal e profissional. Busco fazer com que crianças, jovens e adultos se comuniquem cada dia melhor.