O que sua voz tem contado sobre você?

Por Ana Claudia Corso

Você já pensou o que as pessoas pensam sobre você quando ouvem o som de sua voz?

A voz humana é bastante complexa. Quero abordar dois de seus aspectos: a identidade vocal e a imagem pessoal.

Certas informações sonoras nos identificam. Assim como as impressões digitais são únicas, nossa voz também é, pois apresenta parâmetros acústicos característicos de cada indivíduo. Em laboratórios especializados, peritos são capazes de analisar um registro de voz e dizer se ele é ou não compatível com determinado falante.

Outras características vocais nos qualificam e produzem impacto sobre as outras pessoas. Quando diferentes efeitos de uma mesma voz se combinam, podemos ter efeitos sonoros positivos, aqueles que remetem a elegância, segurança, autoconfiança, confiabilidade, educação, energia e seriedade, ou negativos, que denotam arrogância, deboche, desânimo, grosseria, infantilidade, fragilidade, vulgaridade e outros.

Em algumas ocasiões, a voz é o único elemento desta imagem, basta ouvir as pessoas ao telefone, pelo rádio ou por mensagens de áudio. Ao ouvir apenas a voz de um desconhecido, somos capazes de dizer seu sexo, idade aproximada, personalidade, grau de instrução, nível social e suas condições de saúde, sem jamais tê-lo visto. Vozes desconhecidas também ativam o nosso imaginário e ao percebê-las podemos arriscar alguns “palpites” como profissão, estilo e até mesmo altura e peso do falante.

E aqueles que conhecemos bem? As vozes de nossos amigos e familiares expõem evidências que muitas vezes as palavras não dizem. Ao escutá-los podemos verificar seu estado emocional e suas intenções.

Todas estas informações são despertadas porque para cada uma delas há um efeito acústico específico.

Os atores são exemplos de profissionais que lidam com estes ajustes muito bem e assim caracterizam diferentes personagens. Mas este não é um recurso restrito ao teatro ou à televisão. Todos podemos ajustar nossas vozes ao cargo que desejamos ocupar ou às funções que precisamos desempenhar.

O fonoaudiólogo poderá lhe ajudar a obter este ajuste vocal, de forma saudável e de acordo à imagem que você deseja transmitir.

Escute o som de sua própria voz. Faça este treino. Tenha este cuidado.

O que sua voz tem dito sobre você?

O que você gostaria que ela dissesse?

Esteja atento, pois a voz revela suas particularidades desejadas e indesejadas.

Abraços,

Ana Claudia Corso

Like what you read? Give Ana Cláudia Corso a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.