Carta ao Futuro

Querido Futuro,
Seus olhos no espelho já não são os mesmos que acabaram de ser. O instante muda e, com ele, você se torna quem jamais foi. Seus anseios, subitamente, já não são os mesmos, suas lembranças se acumulam ao ponto de se tornarem um emaranhado de flashes de algo que já não é mais.
O fora muda, mas, por dentro, a mudança é mais profunda. O fora muda porque tudo muda, tudo envelhece, tudo apodrece. O dentro muda porque é impossível passar pela vida e não vivê-la. E viver é sinônimo de mudança. O dentro muda porque mudança é movimento e movimento é aquilo que já não é mais o que era. Algo que estava e agora não está mais, o que vinha e agora já foi.
Pra você? Eu desejo que a mudança seja infinita. Que nunca mais seja quem eu fui, que continue sendo inédita. Nova, a cada instante. Que a velhice consuma o fora, mas o dentro se faça lagarta em metamorfose e que nunca vire borboleta. Desejo que a metamorfose seja eterna, pois a borboleta é efêmera.
Desejo que eu não exista, para que você possa existir e que a sua existência também seja breve. Que nós sejamos o que nunca fomos. Juntas. Cada uma vivendo o hoje. Nunca o ontem, nem o amanhã. Porque eu conheci o ontem e você conhecerá o amanhã. Um não volta e o outro não se apressa. Nada chega antes de ser, nem você deve viver aquilo que ainda não é. O futuro é seu, não meu. A mim, pertence apenas o instante, é nele que vivo, pois também o passado não é meu. O passado me fez e já foi. O futuro me espera e ainda não é. O presente é meu e está.
Por quanto tempo? É impossível dizer. Quando eu termino e você começa? Não sei. Quando eu morro e você nasce? Cabe a mim decidir, mas, acredite, morrer não é fim. É recomeço. Eu morro por dentro pra nascer uma nova. Uma fresca, uma limpa. Não tenha medo. A mudança vem para que você seja melhor do que eu. Para que o seu futuro seja melhor do que você.
Não se desespere quando o barco estiver muito longe do cais, porque o seu lar é o movimento. Quando você perceber que as ondas batem pra te impulsionar, só então você poderá se tornar aquilo que nunca fomos. Deixa a água levar tudo e volta outra. Volta nova. Volta com o futuro nos olhos, deixa pro passado ser o que foi, pro futuro viver o que será e vive só o que é.
Com amor,
O Instante.
