O impacto das mídias digitais na Publicidade e Propaganda

O surgimento das tecnologias digitais permitiram o desenvolvimento das novas mídias, estas que tem um impacto considerável na indústria da publicidade. Essas mídias digitais fragilizaram a relação entre anunciantes, veículos de massa e consumidores estabelecida no século XX. Dessa forma, mídias tradicionais e mídias digitais passam a competir pela preferência dos consumidores e anunciantes. As novas tecnologias têm por características serem dinâmicas no tempo e espaço. Os meios digitais trouxeram formas de expansão de idéias, sendo que os usuários aprenderam a compartilhar pensamentos, idéias e experiências por meio de produção de conteúdos. A tecnologia trouxe o virtual para a vida da sociedade, criando formas de propagar informações.

O consumidor também mudou seu jeito de pensar e suas atitudes com relação a tecnologia e meios de informação. O conteúdo que antes era programado e oferecido através dos meios de comunicação para o público, antes imposto, agora pode ser descartado por um clic do mouse, caso a mensagem não o agrade. Isto fez com que a publicidade se tornasse mais cautelosa nas formas de divulgar suas mensagens. Como o consumidor mudou seu olhar para a internet e passou a não mais apenas ler os conteúdos, mas a se posicionar sobre os assuntos relevantes, isto fez com que as marcas também ficassem atentas ao que é publicado na Internet, principalmente nas redes sociais, onde as pessoas passam a maior parte do tempo enquanto navegam na Internet. Por este motivo, as empresas passaram a procurar pela publicidade para encontrar meios de se comunicarem com seus consumidores. A Internet passa a ser uma extensão dos meios de comunicação, oferecendo a publicidade novas formas de se relacionar com o público.

Como um meio para se conversar com o público-alvo, foi criada a ferramenta Storytelling que consiste em uma forma de se transmitir uma história através de palavras ou recursos audiovisuais, como imagens, áudios e desenhos. É uma ferramenta muito usada como estratégia de marketing, em lançamentos de produtos e em campanhas de publicidade. Na publicidade é uma ferramenta importante porque o consumidor já não se interessa mais por abordagens de propaganda tradicionais, então o Storytelling se faz preciso, pois pode contar uma história relevante e obter a atenção do consumidor. Esta ferramenta, através da criação de uma história, é capaz de estabelecer uma relação de proximidade entre a empresa e o consumidor..

Uma tecnologia emergente no mercado, mas que já conquista seu espaço é denominada de Web 2.0. Por Web 2.0 entende-se como uma geração de comunidades e serviços oferecidos na Internet, baseados em redes sociais e tecnologias de informação. Este serviço aumentou a velocidade e facilidade no uso de aplicativos, tornando a formação de conteúdos na Internet mais dinâmica. O diferencial da Web 2.0 é que os usuários colaboram para a geração e organização do conteúdo da Internet. O conteúdo deve ser dinâmico e aberto à participação de usuários. O objetivo é fornecer aos usuários mais criatividade e compartilhamento de informação. Várias empresas adotaram este sistema para divulgação da marca, apresentação de novidades, promoções e solução de problemas dos clientes.

Em resumo, atualmente as estratégias de marketing precisam estar voltadas para um público-alvo estudado, criativo e exigente, que tem toda a base de informação a um clic de sua mão. Este cliente já nasceu na era da informática, já não tem mais paciência para formas tradicionais de publicidade e, se a estratégia não for boa, uma campanha que poderia ter sucesso cairá no esquecimento rápido. As campanhas precisam ser criativas e tentar entreter o consumidor nos primeiros segundos, principalmente se está for voltada para a televisão ou para a Internet. Com a Internet, a disseminação de informação ficou muito mais fácil e rápida, o público procura em suas fontes confiáveis respostas, então a mensagem a ser divulgada precisa ser verdadeira. Sobre as novas mídias, o consumidor passa a maior parte do seu tempo livre navegando na Internet, principalmente em redes sociais e estas são bons meios para se divulgar publicidades. Enfim, atualmente se uma empresa quer se posicionar no mercado, deve-se contar com a ajuda dos audiovisuais, pois são os meios mais fáceis de se chegar ao público-alvo através de mensagens interessantes e criativas.