Google SEO (Search Engine Optimization)

Notei, já tem vários meses, aqui no Linkedin, e em diversos sites online, diversas pessoas (profissionais de marketing), e que não são técnicos de computação, escreverem muito referente o Google SEO (Search Engine Optimization). Mas notei que eles não sabem exatamente o que ele é, e como ele funciona. Então quando percebi existir vários utilizando SEO online, resolvi ajudar, com esta informação:

SEO (Search Engine Optimization): Não é marketing. Foi criado pelo Google em 2006. Ele é uma ferramenta online que foi criada para facilitar (ajudar) às pessoas a acharem as informações que estão procurando, dentro das ferramentas de busca. (exemplo: Google Search, Yahoo Search (Intel) , Bing (Microsoft), etc).

Google SEO (Search Engine Optimization): lembrando que para poder utilizar, os usuários tem que ter uma conta GMAIL criada dentro do Google.

  • Google AdWords (http://www.google.com.br/adwords/): ele é uma ferramenta utilizada para fazer anúncios online no Google, para as empresas poderem ser encontradas por seus clientes, no exato momento em que eles pesquisarem no Google, procurando pelo que você oferece. Além disso, pague somente quando eles clicarem para visitar seu site ou ligarem para sua empresa. Nele, na configuração, se faz o cadastramento das palavras-chave (índice-de-busca), dentro do sistema online do Google. Os servidores (rede de computadores) do Google, fazem a divulgação online na internet desse índice de busca que foram previamente cadastrados e configurados. Por esse motivo, o profissional tem que ter conhecimento de programação Web. Estando tudo configurado correto, o sistema absorve os índices de busca, e sempre que uma pessoa digitar uma palavra-chave na ferramenta de busca, ele mostrará na pesquisa, uma relação de links de páginas que contenham essa referência (palavra cadastrada) dentro.
  • Google AdSense (http://www.google.com.br/adsense/start/): ele é uma ferramenta para obter valor com seu conteúdo online. É uma maneira flexível e descomplicada de gerar receita com a exibição de anúncios relevantes e interessantes em seu conteúdo online. O Google AdSense pode exibir anúncios com facilidade em websites, sites para celular e resultados de pesquisa em sites.
  • Google Analytics (https://www.google.com/analytics/): ele é uma ferramenta para configurar o domínio internet do teu site, para poder monitorar as atividades na medida em que eles acontecem em seu site. Assim, você verá imediatamente o que está funcionando e o que não está. Veja como seus canais de marketing trabalham juntos para criar vendas e conversões. Com ferramentas de avaliação para sua empresa, com informações em vários canais, soluções de dispositivo móvel (avalia os celulares com suporte a internet, websites e os aplicativos para celular). Tem relatórios sociais que medem como as mídias sociais afetam seus objetivos comerciais.
  • Google Webmasters (https://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/): ele é uma ferramenta para ajudar o você, ele configura o domínio internet do teu site, para ele ser encontrado na Web, com acesso a dados, ferramentas e diagnósticos, para ter um site íntegro e compatível com o Google.
  • Google Tag Manager (https://www.google.com/analytics/tag-manager/): ele é uma ferramenta para configurar o domínio internet do teu site, para você nunca perder uma oportunidade de marketing, atualiza os códigos mensais do site, com analitycs.

Para mexer ali dentro da configuração do Google SEO, onde estão cadastrados as palavras e domínios de sites ativados na internet, os usuários online tem que saber que aquilo poderá afetar todos os servidores do Google, que estão ligados dentro daquele sistema.

Dentro do Google Partners existe um curso prático online para ensinar os usuários a usar o Google Analytics e o Google AdWords. Ele ajuda as pessoas a terem uma noção de como deverá ser feita a configuração do SEO.

Existe um livro à venda no site Amazon.com = Successful Analytics: Gain Business Insights by Managing Google Analytics | http://amzn.to/1JOEscO

Para a configuração no Google SEO (Search Engine Optimization) funcionar corretamente, o Webmaster ou Webdesigner, tem que saber programar uma linguagem: HTML5, PHP, JAVA, etc. Mas o programador Web pode também utilizar um sistema web já pronto na internet, existente em alguns provedores de internet, para configurar o cadastramento das palavras chave (índices-de-busca) que serão utilizadas para procurar as informações que estão armazenadas dentro do domínio de um site ativado na internet, e que precisará ser divulgado dentro das ferramentas de busca. (exemplo: Google, Yahoo Search (Intel), Bing(Microsoft), etc).

O Google SEO foi uma técnica criada em 2006, é um sistema web, criado para facilitar que as pessoas encontrem as informações, que estão procurando, e que estão armazenadas dentro dos servidores de rede de diversas empresas de tecnologia. (Observação: servidores de rede, servidores SQL, mainframes, ambos são computadores com grande capacidade de armazenamento, com funcionamento muito rápido, e são muito mais potentes que um simples notebook).

O SEO foi criado para facilitar a busca de informações dentro de um BIG DATA. O Google e o Youtube (por exemplo) quando uma pessoa deseja obter uma informação, eles fazem essa pesquisa dentro de um BIG DATA.

Definição de BIG DATA: O BIG DATA é a quantidade enorme de informações existentes dentro de servidores de bancos de dados, que funcionam dentro de diversos servidores de rede de computadores, utilizando um sistema operacional de rede, interligados entre si, que hoje em dia funcionam dentro de um sistema operacional cloud computing. Cujas informações são acessadas na internet, por pessoas utilizando um computador comum (desktop ou notebook, por exemplo), ou um celular (smartphone), para lêr essas informações ou para incluir mais informações dentro do banco de dados, via cloud computing. Cada ano que passa, essa informação BIG DATA, tende a aumentar cada vez mais. Hoje em dia o banco de dados SQL existe dentro dos servidores (computador) dos provedores de internet, que fornecem o serviço de uso disponível aos clientes que contratam o serviço.

Sempre, todas as empresas de tecnologia levam muito a sério a segurança das informações que existem dentro de seus servidores. Por esse motivo, muitas empresas de tecnologia solicitam que os técnicos que utilizam o sistema, tenham o seu cadastro feito por completo, e costumam fazer validação de informações. A configuração do sistema web internacional do Google tem que ser utilizado por pessoas de bom senso.

Hoje em dia toda a informação que está armazenada é veiculada dentro de computadores, e os usuários utilizam um site (que é um sistema web online com login internacional), a grande maioria desses servidores de rede (mainframe), são internacionais (estão localizados em diversos países do planeta). Essa rede de computadores, é internacional, e estão ligados 100% na internet. Todas as empresas que administram esses servidores de rede, sempre procuram zelar pela segurança do sistema, como um todo, tentando criar um índice de segurança maior que o 100%. SEO não é marketing.

Resumindo: O Google SEO (Search Engine Optimization), utiliza palavras e domínios de sites web ativados, com índice de busca, usando um sistema web, com login internacional, dentro dos servidores de rede de computadores do Google.

Não estou brigando com os profissionais marketing, ok? Só estou repassando uma informação de parte técnica. Quem o utiliza, tem que saber. SEO (Search Engine Optimization) não é marketing.

Academia Brasileira de Marketing no 29º Prêmio Veículos de Comunicação 2015 define finalistas

Associação Brasileira de Marketing & Negócios no Prêmio Marketing Contemporâneo 2015 escolhe os melhores profissionais do ano

Eu gosto de experimentar diversas ferramentas online, antes de me decidir o que eu vou utilizar. Sou profissional de Tecnologia da Informação. Eu tenho cadastro (completo) dentro de diversos sites de empresas de tecnologia, há muitos anos. Trabalho com computadores tem mais de 20 anos. :-)

Por Ana Mercedes Gauna (20/09/2015)

https://anagauna.wordpress.com | https://about.me/anagauna

Senior System Analist | Webmaster | DBA | CCNA2 | ERP | Management

Rio de Janeiro/RJ — Brazil — 27 anos de experiência profissional (CLT)

Gostar disto:

Gosto Carregando…

Relacionado


Originally published at anagauna.wordpress.com on September 20, 2015.