A importância das redes sociais para o mercado imobiliário

As redes sociais são ferramentas superpoderosas para divulgar a sua marca e se relacionar com o consumidor — principalmente para o mercado imobiliário. De acordo com uma pesquisa realizada pela Lopes, 64% das pessoas que estão em busca de um imóvel utilizam as redes sociais como ferramenta de pesquisa. E com um mercado em crise e se reerguendo aos poucos, estar sempre presente no dia a dia do seu público pode fazer toda a diferença na hora de fechar um negócio.

Mas para que a utilização do Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Snapchat (por que não?) seja certeira é preciso cuidado: sem um planejamento e linguagem adequados as suas ações podem não gerar resultado. Por isso, reunimos alguns conselhos que podem te ajudar. Confira!

Planejamento é o ponto de partida

Batemos sempre nessa tecla, mas ela é fundamental para qualquer ação que você pretende fazer com a sua marca, seja dentro ou fora do universo online. Defina bem seus objetivos nas redes sociais e alinhe-os com os já adotados pela sua empresa, tornando toda a comunicação unificada e sem descaracterizar a linguagem da marca.

Defina seu(s) público(s)

Não só no mercado imobiliário, uma empresa pode ter (e tem) diferentes públicos-alvo. Compradores, corretores, investidores, influenciadores, imprensa, enfim — existem diversos nichos que podem ser identificados como oportunidades para se fazer um bom negócio. Essa tarefa está diretamente ligada ao seu planejamento, pois cada target precisa ser abordado de uma forma específica. Isso vai aumentar suas formas de interação e possivelmente proporcionar o crescimento de vendas.

Qualidade é melhor que quantidade

Não é só de Facebook que se faz o universo social media, não é mesmo? Mas nem por isso você precisa criar páginas e perfis em todas elas. Depois de identificar quem é o seu público e como será trabalhado o relacionamento é hora de pensar quais canais de comunicação são eficientes. Mas cuidado: é preciso alimentar todos esses canais de forma eficaz e estar aberto a receber elogios, dúvidas e críticas — estando pronto para todo tipo de interação.

Com esses passos definidos é hora de colocar a mão na massa — e falando sobre um mercado competitivo é fundamental que você inove com ações diferentes e invista em uma equipe especializada que possa gerir sua marca nas redes sociais, sempre pronta para adequar o posicionamento da sua marca para este ambiente.

Texto publicado em junho de 2016, no blog da Digital Trix.