Compartilhar é o novo sexy

Ana Paula Gomes
4 min readSep 8, 2015

--

Uma vez assisti uma palestra muito massa do Gil Giardeli onde ele falou uma frase que ficou ecoando na minha cabeça:

Esta é a era do conhecimento, onde compartilhar e colaborar são as palavras de ordem.

De fato, percebo que hoje vem crescendo as iniciativas que envolvem compartilhamento e colaboração. Basta dar uma olhadinha em volta: o número de iniciativas de cursos online, ideias de empreendedorismo social e buscas em sites de conteúdo cresceu.

Há pouco tempo conheci o Quora uma rede social focada em conteúdo. A ideia é simples e poderosa: você pode compartilhar uma questão e outras pessoas responderem. Ou você pode também responder e as pessoas que seguem acompanhar. Apesar do princípio ser aplicado em outras redes sociais, creio que ao focar o propósito da rede social no conteúdo, acaba direcionando para os interesses de cada um. Por falar em interesses, você pode filtrá-los e ver o que as outras pessoas andam compartilhando por aí. Outra coisa bacana do Quora é que todo mundo participa mesmo! E eu fiz questão de frisar isso ao ver inúmeros casos interessantes, como a resposta do Ashton Kutcher a pergunta How did Ashton Kutcher prepare for his role as Steve Jobs in the new movie Jobs? Isso mesmo, o cara respondeu!!! :-O Esse é só um caso de inúmeros. Vale a pena dar uma olhadinha e descobrir um mundão de coisas que as pessoas tem pra oferecer por aí.

Além do Quora, temos também o TEDideas worth spreading (ideias que merecem ser espalhadas). O propósito é realizar palestras (TED Talks) com menos de 18 minutos com conteúdos relevantes nas mais diversas áreas. Além dos eventos organizados diretamente pelo TED, existem também os TEDx, organizados de maneira independente mas com o mesmo formato. O TED é um velho conhecido deste blog, com participações em Cada vez mais próximos dos Jetsons, João e Maria da era digital e em Quando paixão não é o suficiente. Sempre que tenho um tempinho passo lá pra dar uma renovada no ânimo com o conteúdo incrível que eles tem. Ah, tem vários TED Talks disponíveis também no Netflix. :)

Falando em conteúdo é impossível não lembrar da Wikipedia. Quem nunca saiu da cegueira ao ler rapidamente um verbete daqueles? Mas se você esteve em coma nos últimos 20 anos, vou te ajudar: é a enciclopédia livre e gratuita. Você pode ajudar a construir o conteúdo.

Um outro site bacana é o Glass Door. Nele você pode consultar e compartilhar informações sobre a empresa onde você trabalha/trabalhou sem ser comprometido. Isso serve pra você que tem vontade de saber como é trabalhar em determinada companhia a partir de opiniões sinceras ou compartilhar da mesma forma.

Ah, se você é daqueles que quer ler tudo mas acaba perdendo os links, vou dar uma dica: usa o Pocket. O Pocket é um aplicativo que te ajuda a guardar os links pra você ler quando puder. O bacana é que tem plugin pro Chrome, integração com o Twitter e aplicativos no iOS e no Android. Útil demais!

Gostaria de falar sobre isso melhor em outro momento mas não me contenho: se você quer fazer um curso online muito bom, vai no Coursera! Estou fazendo um curso de lá e gostando muito. Teoria e prática muito legais, com pessoas capacitadas compartilhando. Vale a pena!

O interessante é pensar que há uns 15 anos atrás o auge era ter uma enciclopédia Barsa em casa. Hoje temos a internet e isso nos traz infinitas possibilidades de obter e gerar conhecimento! Isso não é empolgante??

A melhor maneira de você ter uma boa ideia é compartilhando. E se você ainda não viu, dá uma olhadinha aqui neste vídeo sobre como surgem as boas ideias.

PS.: Se tiver algum link, informação ou qualquer coisa legal pra compartilhar, #jogapramim. ;)

Originally published at embuscadosim.tumblr.com.

--

--