Foco em mãos masculinas, apoiadas em uma mesa de madeira, segurando um bloco de post-its e canetas coloridas sob a mesa.
Foco em mãos masculinas, apoiadas em uma mesa de madeira, segurando um bloco de post-its e canetas coloridas sob a mesa.

O Design Sprint é um excelente framework, mas tome cuidado! É possível fazer algumas adaptações para nossas necessidades, mas, sem um perfeito entendimento do Design Sprint, as mudanças podem nos levar a erros críticos e prejudicar o resultado final do processo.
Reunimos aqui algumas das lições que consideramos mais importantes para garantir o sucesso do seu sprint:

  1. O facilitador (Design Sprint Master) não deve fazer parte do time do sprint

O Design Sprint Master é aquela pessoa que irá conduzir o processo e guiar o time para o objetivo do Sprint. Ele deve saber observar tanto a dinâmica do grupo como um todo quanto a solução que está sendo trabalhada. Flexibilizar seu papel pode fazer com que uma liderança não intencional seja criada — guiando erroneamente o time para decisões de forma não democrática, e dificultando a transição da visão do facilitador para o grupo como um todo e assim prejudicar interferências feitas para garantir o rumo do time. …


Uma abordagem do Design Sprint para resolver problemas de líderes de comunidade

Image for post
Image for post
Community Sprint na Cidade do México

Uma vez ao ano, é promovido no Google um encontro de líderes de comunidades (leia-se aqui pessoas engajadas em organização de atividades visando o fortalecimento de uma vertical) e, neste ano, tive o prazer de participar dos dois encontros de Latam GDGs (Google Developers Groups da América Latina): um em São Paulo e outro na Cidade do México.

O encontro foi composto de 2 dias de atividades. No primeiro dia, após algumas palestras de Googlers e líderes, ocorreu uma desconferência na qual os participantes sugeriam temas para discussão. Todos que gostariam de discuti-los se reuniam e trocavam experiências sobre o tema. …


Minha experiência conduzindo um Sprint de Visão, em uma Seed Stage Startup.

Image for post
Image for post
A pose não tá boa, mas é o que tem pra hoje.

"Eu preciso melhorar meu design"
"Qual o problema do seu design?"
"Não sei. Ele tá feio. Eu preciso melhorar a experiência dele"

E assim começamos mais um projeto, o primeiro do ano, em parceria com a Soyuz :)

O planejamento

A gente precisava entender melhor sobre o problema, que não tava muito claro. Para isso fizemos algumas reuniões presenciais e por hangout, buscando nos aprofundar um pouquinho mais tanto no negócio, quanto na visão do produto e seu público.

O produto se trata de um aplicativo ainda em pré-lançamento, para consumidores finais e profissionais. Sem métricas, sem pesquisas anteriores, sem informações de tecnologia para apoiar as decisões…. decidimos que a abordagem inicial seria um Sprint de Visão — que nos auxiliaria a entender o problema corrente e todos os stakeholders, assim como estabelecer uma missão, uma direção, para o produto. …


Google Developers Launchpad Accelerator São Paulo

O Google Developers Launchpad Accelerator é uma iniciativa global do Google que visa acelerar startups em diferentes níveis de estágio. Em maio de 2018, o Brasil teve sua primeira turma regional e pôde contar com a participação de 6 startups brasileiras: Contentools, Docket, JetBov, Livup, Mandaê e Vérios.

Durante a primeira semana do programa, as startups se reuniram no Google Campus São Paulo para uma série de atividades com Googlers, Google Experts e profissionais renomados do mercado. …


“Vou te dar um conselho, se quiser você joga fora, mas pelo menos escuta”. Era o terceiro conselho que Seu Severino (“Painho” assim chamado por seu filho Diógenes) me dava em nossos 30 minutos de corrida até o aeroporto de João Pessoa — PB.

Seu Severino casou-se uma vez. “Casei não né, morei junto”. Teve um filho, que me mostrou orgulhoso após caçar entre algumas imagens do Google Photos, em seu celular Android modelo antigo. “Ele era muito bonito, tocava bateria em uma banda, namoradôôô. Esta aqui foi a filha que ele deixou.” O filho, acometido pelo câncer, deixou a família com apenas 24 anos. Pelas fotos, me mostrou e descreveu com muita dor toda a luta do filho. “Ele me dizia que aqui era o Céu, e que Deus tava querendo tirar o Céu dele.” Concordando com a visão do filho, Seu Severino completou seu primeiro conselho “A gente nunca sabe quando vai, e nem quando as pessoas vão, tem que aproveitar tudo ao máximo sempre. …


Image for post
Image for post

Um dos principais motivos que me movem em minha carreira é a possibilidade de impacto social que temos. Para mim, a utilização massiva da tecnologia para diferentes objetivos e por diferentes públicos, nos torna (designers, desenvolvedores, POs, etc…) responsáveis pelo impacto que geramos na vida de cada pessoa. O que faz de todos nós responsáveis pela Experiência de Uso.

A convite da ThoughtWorks de Belo Horizonte, tive a oportunidade de dar a aula de encerramento para 14 jovens mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social. Este projeto da Utramig (Fundação de Educação para o Trabalho, uma instituição estadual com mais de 50 anos de existência) em parceria com a PlugMinas oferece um curso do PRONATEC de 200h/aula de Programação Web exclusivo para mulheres estudantes de escolas públicas. …


Image for post
Image for post

Com amor, Designer :)

Conversei com uns dos melhores designers que conheço, e pedi para elencarem suas maiores referências, para que sirva de inspiração para demais profissionais ou curiosos do assunto.

Enjoy :)

Bianca Brancaleone

“como cursei tecnólogo em design de multimídia, eu lia muito sobre virtualidade, multimídia, web… já na pós graduação em Arquitetura de Informação, estava bem na época de estudar modelos de colaboração, startups, futuro de consumo digital, então minha base é bem misturada, nunca foi tão design “conceitual””


Erros que você também pode estar cometendo

Tive a oportunidade de participar do Hack2B em Londrina, organizado pelo GBG-Londrina, e fiquei impressionada com a quantidade de projetos bacanas que andam rolando por lá. Além de um workshop de Design Sprint, conversei com algumas startups sobre algumas oportunidades de melhoria que encontrei em seus produtos, e que são mais comuns do que imaginamos. Selecionei alguns dos pontos principais do Famintoo para compartilhar por aqui :)

“O Famintoo é o maior guia coletivo de cardápios do Brasil. Os próprios usuários que cadastram cardápios, editam informações e dão suas opiniões. Tudo de graça, por isso é coletivo/colaborativo. É possível ver informações dos restaurantes (endereço, telefone, horário de atendimento, entre outras), cardápio com preços, opinião dos usuários, fotos e muito mais.” …


Image for post
Image for post

Iniciei no AppProva como Head de Produto há exatamente um ano. Meu principal desafio, sendo colocado de uma forma simplista, era criar uma equipe de Produto. Com o tempo e com a dificuldade nos processos previamente implantados, a criação de uma nova equipe havia trazido conflitos e problemas de produtividade entre as equipes de P&D. Ainda era necessário aumentar o comprometimento das equipes com o produto, criar um processo para escutar os usuários de forma relevante e tornar as decisões mais racionais, baseadas em números. Mas nada disso funcionaria se não tivéssemos coesão entre os times. …

About

Ana Paula Batista

Co-Founder @ Spärck. I love nature, words, stories and pets.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store