Tudo depende do seu ponto de vista

O que você vê na imagem acima? 
Olhe novamente com outros olhos.

Eu vejo um cálice, mas se observo de forma consciente consigo ver também dois rostos humanos.

O fato é que vemos aquilo que queremos ver e estamos sempre alterando nossa percepção consciente da coisa. Nossa mente esta sempre querendo prever o futuro e criando expectativas.

Por exemplo:
Estou com a barba grande e resolvo fazê-la, na próxima vez que eu me olhar no espelho, minha mente vai estranhar. E talvez eu vá pensar — Nossa nem eu tô me reconhecendo.

O que acontece é que minha mente criou uma expectativa, já que faziam vários dias que a “mesma” imagem era refletida no espelho e foi reforçando esta memória.

Quando algo foge do padrão do que esperamos nossa primeira reação é estranhar e demoramos um pouco para nos adaptarmos com aquilo, mas depois de algum tempo nos acostumamos e não notamos mais a diferença, pois nossa mente cria novas conexões e passa a ter acesso a este novo padrão.

Concluindo….
Após sua mente falar — Ok entendi o que estou vendo — fica mais difícil para mudar o seu ponto de vista e isto se implica para todas as outras coisas de nossas vidas.
Se temos que nos esforçarmos para alterar nosso ponto de vista com uma simples imagem, imagine isto para outras questões mais profundas que envolvam crenças e questões culturais.

— — — — — — — — -

Escrevi este texto com base em alguns estudos de como funciona nossa mente, trabalho com UX (Experiência do Usuário) e busco um padrão comum entre nós para facilitar a utilização de aplicações web.