Learning Log

Anderson Hummel
4 min readOct 3, 2016

O objetivo do Learning Log é fazer com que os participantes compartilhem o que desejam aprender e ao mesmo tempo tentem ajudar um outro participante.

Essa ferramenta funciona bem como um warm-up ou um energizer para uma sessão de Learning 2.0 ou de Learning 3.0. Do ponto de vista técnico é uma ferramenta que faz a junção do “Learning 3.0” com o “Training From The Back of The Room”.

Dinâmica do Learning Log

Segue abaixo a versão que normalmente utilizo em sessões de quatro ou mais horas com mesas redondas.

Learning Story

Learning Story

O primeiro passo é conectar o participante ao seu maior anseio de aprendizado para a sessão.

Para isso solicite a todos os participantes escrever seu maior anseio de aprendizado no template do Learning Story.

O modelo do Learning Story conecta de forma direta o que o participante deseja aprender na sessão.

Solicite a cada um dos participante que preencham o template em um Post IT verde.

O Que Eu Aprendi Hoje

I LEARNT

Agora que seu participante já se conectou com o que ele veio aprender, você precisa ampliar os sentidos dos participantes na busca pelas respostas dos seus anseios.

Faça com que ele se pergunte, o que ele aprendeu hoje que poderia ajuda-lo a resolver esse problema.

Peça para que reflitam utilizando o templante I LERNT e tente escrever algo que complete a frase EU APRENDI …

Solicite ao participante que use um Post IT laranja para preencher este template.

Pergunte a Multidão

Todos os participantes tem algo a oferecer aos outros participantes, o difícil é fazer com haja compartilhamento sistêmico de conhecimento.

Para que isso ocorra na sua sessão, os participantes deverão compartilhar o seus anseios e seu auxilio a outros participantes da seguinte maneira:

Os participantes formam duplas e as duplas se revezar para quem pedia ajuda e quem ajudava com uma possível resposta para o problema de aprendizado.

Execute este passo três vezes. Na primeira solicite para o participante perguntar a alguém com quem ele tenha empatia e esteja próximo, na segunda rodada solicite para ele encontrar alguém que ele não conhece, na terceira solicite para ele escolher alguém aleatoriamente.

Os participantes escrevem o que aprenderam em um post it verde.

Learning Log

Learning Log de uma sessão com 30 pessoas

Os participantes dentro de um evento de aprendizagem geralmente se esquecem do quanto aprenderam durante o próprio evento.

Para ajudar os participantes a lembrar em um momento posterior e a aumentar a retenção do conteúdo, os participantes vão utilizar uma área compartilhada comum, ou simplesmente Learning Log.

Os participantes colam no Learning Log os post its. Vale destacar que cada participante tem sua respectiva área dentro do Learning Log.

Você pode usar de forma recorrente o Learning Log durante toda a sua sessão, fazendo com que os participantes se movimentem o tempo todo. Ao final de cada interação ou dinâmica de mais que 10 minutos os participantes escrevem o que aprenderam e colam no Learning Log.

Fazer e Futureperspective

EU VOU usar o feedback wrap

Ao final da sessão o participante escolhe algo que aprendeu e que se compromete afazer e colher os resultados, o participante cola um post-it rosa no Learning Log.

De forma opcional pode ser usar esse passo adicional de futureperspective.

Futureperpective é uma forma de conectar o atual com o futuro dos participantes.

O participante escolhe alguém para lembra-lo do que fez daqui a um mês. A estrategia para configurar o lembrete é usar a agenda do celular do próprio participante.

Porque funciona?

Na perspectiva do Learning 3.0 os participantes logo de início conseguem compartilhar o que sabem para auxiliar o outro participante ( Share is the best way to teach). Da mesma forma, essa dinâmica ajuda a mostrar o quanto cada participante aprendeu (Visualizing thelearning is better than measuring it).

Na perspectiva do Training from the Back of the Room é uma excelete dinamica para Connection para o tema no início do treinamento e pode servir de Conclusion para qualquer etapa do treinamento. Ajuda a fazer com que os participantes se movimentem (Movement trumps Sitting), existe a conversa sobre o tema (Talk trumps Listen), existe a consolidação do aprendizado (Writting trumps Reading).

Resumindo…

Faça a seguinte reflexão com o texto do blog:

O que você queria aprender com este artigo?

O que você aprendeu?

O que você vai fazer?

Agora escreva nos comentários…

--

--