3 Formas de utilizar chatbots a favor do seu negócio

Atualmente, os usuários de internet tem contado com um grande crescimento no número de atendentes virtuais nos sites e nas redes sociais que acessam. Esses assistentes são denominados chatbots, e podem ser definidos também como um tipo de programa que automatiza o processo de comunicação entre usuário e a empresa, a partir da plataforma onde está instalado.

O Messenger - plataforma da Facebook, que conta com mais de 1 bilhão de usuários na sua rede, tende a ser a mais explorada hoje por estar em maior proximidade com públicos variados. Essa abrangência permite que modelos cada vez mais distintos de chatbots surjam para atender a demanda de um vasto campo de oportunidades.

Abaixo vou elencar algumas das possibilidades mais claras na criação de chatbots para seu negócio ser mais efetivo na comunicação com seu público alvo.

1- FAÇA SUAS VENDAS CRESCEREM

Com os chatbots, seu negócio pode ter um “funcionário” disponível 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, em todos os 365(ou 366) dias do ano! Parece mentira? Mas não é!

Colocando um pra atuar em seu Facebook, você poderá ter a liberdade de estar desenvolvendo seu negócio, ao invés de apenas tentar vender, responder perguntas repetidas vezes, e informar sobre promoções aos seus possíveis clientes, um a um…

Cansativo isso, não é mesmo? Pois então, inserindo chatbots ao seu comércio ou serviço, você resolve esse problema facilmente e obtém retorno, mesmo enquanto dorme, LITERALMENTE!

2- ENGAJAMENTO COM SUA MARCA

Que empresário não gostaria de ter uma legião de clientes convertidos em verdadeiros FÃS do seu produto/marca?

Isso acaba sendo um dilema muito grande num cenário global, onde os que detém mais dinheiro transformam sua marca em jóias valiosas, enquanto os menos favorecidos financeiramente lutam dia após dia pra serem notados ao menos em cenário local…

Aí mora uma possibilidade real de aquisição de novos fãs para sua empresa. Colocando em cena um chatbot, as chances de conversão das interações de mensagens em virais do seu conteúdo e da sua visão de mundo ficam mais claras para todos.

Lançar produtos ou serviços com chatbots pode ser uma ótima ideia para começar a gerar buzz para sua marca, se você usar bem os recursos para a criação e adequar bem os conceitos estruturais de um chatbot.

3- OBTENHA UM “RAIO-X” DO SEU CLIENTE

Geralmente capturar os padrões de interação dos clientes com nosso negócio pode ser algo bastante difícil e demorado. Afinal, no geral as empresas não possuem apenas 1(um) cliente.

Tendo um objetivo bastante claro do que se quer extrair dos seus clientes, para gerar ações estratégicas para seu negócio, você pode inserir chatbots para atuarem como meios para mapear estes padrões de consumo do seu público. Isso irá favorecer maior assertividade quanto às suas futuras ofertas para ele.

Com certeza será muito mais simples vender algo que alguém já esteja propenso a comprar — consideradas suas interações passadas, do que para alguém que desconhecemos totalmente seu hábito de compra.

Estas foram apenas algumas dicas de como incrementar seu negócio com o uso de chatbots, mas a gama de possibilidades é muito extensa. Continuarei falando mais sobre e auxiliando no desenvolvimento do assunto com novas abordagens.

Bons negócios e aproveitem a tecnologia a seu favor!