Ligações Gratuitas pelo Whatsapp


Quem não esperou anciosamente por este momento?

O Whatsapp tem dito isso desde o ano passado, e várias pessoas tem espalhado a ideia e, acima de tudo, esperado pela liberação dessa funcionalidade. Creio que até você, certo?

Pois bem! O nosso grande amigo “Zucherberg quer dominar mesmo o mundo” e “ele é o cara”. Frases que dispararam pelas redes sociais em diversos comentários ligados a notícias (sejam elas boatos agitadores ou em portais mais sérios) sobre tecnologia.

Mas até aí tudo bem. Afinal, o que há de errado ou estranho em fazer ligações pelo aplicativo de troca de mensagens instantâneas mais popular do planeta? É uma evolução e nos abre mais uma possibilidade, certo?

Se considerarmos que o Messenger do Facebook já tinha esta funcionalidade ativada há muito tempo, onde podemos trocar ligações com nossos amigos e isso não é algo tão “cool” assim — pelo menos uma grande parcela das pessoas com quem eu falo não se importam em fazer ligações pelo Messenger — por que com o Whatsapp isso poderia dar certo? Ou melhor, por que poderia dar tão certo?

Uma possibilidade pode ser o fato de que o aplicativo já foi inicialmente construído pra isso (trocar mensagens apenas). Mais um sinal de que é mais interessante brilhar os olhos para a troca de ligações via Whatsapp é o fato de que a maioria das pessoas deseja que o app seja mesmo um “instant messenger” (o que acaba muitas vezes não acontecendo, por vários fatores). Imagine eu te enviar uma mensagem agora e só receber sua resposta 4 ou 9 horas depois. Não seria tão legal, dependendo da urgência que tal assunto exige.

Mas levando em conta essa “urgência”, você pode me perguntar: ‘mas se for uma questão de urgência, a pessoa não vai ficar mandando mensagem, ela ligará direto pro celular da outra’. E eu concordo contigo e, nesse ponto, o Whatsapp também. Pra que mandar mensagens em algumas situações, se podemos ligar e conversar direto, não é?

Entra aqui uma questão bastante interessante, que levanto para ser pensada: o recurso de ligação é realmente de GRAÇA?

Quando realizamos uma ligação pra uma pessoa dos nossos contatos via Whatsapp, a primeira sensação é de satisfação plena, por não ter gastado nenhum dos centavos de nossos preciosos créditos do celular, certo?

Ok, os créditos não são debitados de maneira nenhuma nessa ação. Mas, você lembra que um dia, há algum tempo atrás, você precisou contratar um serviço da sua operadora de telefonia? E esse serviço é justamente aquele pelo qual você fica desesperado quando a quota acaba. Lembrou agora? Sim, é do serviço de internet que estamos falando!

Você já está um pouco cansado de saber que, quando seu pacote de dados atinge determinado limite (que foi contratado), a internet em seus celular é interrompida. Há muita conversa ainda pra ver qual vai ser a resolução final, visto que a discussão é longa ainda quanto a reduzir a velocidade ou cortar de vez o acesso. Provavelmente seu acesso — assim como o meu — é bloqueado quando atingimos esta quota. Ok.

Mas o que isso tem a ver com a maravilhosa, esplêndida, fantástica inclusão da funcionalidade de fazer ligações do Whatsapp?

Ahá! Acho que você já deve estar sacando, não é? Se estiver seguindo o raciocínio, verá que é simples! Se acaba meu pacote de dados, logo preciso renová-lo por mais um período para ter novamente acesso à internet. A menos que você irá fazer (e receber) suas ligações apenas quando estiver dentro de uma rede wi-fi, então isso não se aplicará.

Mas com certeza sua vontade é de usar a funcionalidade do aplicativo na rua mesmo, no ônibus, metrô, enfim… E é aí que entra tudo que foi dito até agora. A ligação que você faz gera transferência de dados, e isso quer dizer em simples palavras: você está gastando seu pacote de internet tanto quanto se estivesse navegando por outras coisas, ou usando outros aplicativos no seu celular. Daí, você me diz: ‘mas isso não é óbvio?’. Eu digo que nem tanto, se considerarmos que a maioria das pessoas simplesmente entendem que “precisam só estar com a internet pra funcionar”. Esse “estar com a internet” implica em ter algum investimento (dinheiro!) nesse caso.

Muitos, na agitação do momento, em ligar “pra Deus e o mundo” poderá ter um certo descontrole em seu uso de dados na rede 3G e resultar em algo muito bom para as nossas queridas operadoras: renovar pacotes de internet com mais frequência! Isso é ótimo, não é?

Não se trata aqui de uma posição anti-mercado, mas apenas uma orientação quanto a maneira que seus dados podem ser melhor utilizados com essa “novidade” do Whatsapp. A escolha obviamente é sua, mas a motivação para você fazer suas chamadas pelo app talvez possam ser repensadas.