Por que transformação digital?

Anderson Silva
8 min readApr 21, 2020

--

Tudo começou com a internet, isso mesmo, com a internet. A pessoa que consome, que injeta dinheiro na economia no caso você que esta lendo esse artigo mudou como o mercado e a economia mundial funciona, de uma maneira que vou tentar explicar nesse texto.

Com o passar dos anos o uso na internet foi crescendo cada vez mais, abrindo portas que antes não eramos permitidas nem sonhar que existiriam. Junto com esse aumento absurdo do uso da internet, veio o mercado, a econômica e varias empresas começaram a enxergar nesse movimento uma oportunidade maravilhosa de alcançar as pessoas e escalar os seus negócios de uma maneira que antes só seria possível com um aporte milionário. O grande porém dessa história é que as médias e grandes empresas não conseguiam enxergar esse movimento como uma oportunidade, estavam focados em fazer aquele modelo que as fizeram chegar onde chegaram, ficar cada vez mais consolidado e foi nesse momento que deram um tiro no pé, quem ai já ouviu a história de Davi contra Golias? (Samuel 17.1, 58), no final desse texto vão entender como essa história bíblica se encaixa perfeitamente na nossa realidade.

Então nesse momento as pessoas começam a se encontrar em um mundo totalmente virtual, e cada vez mais a taxa das pessoas nesse mundo foi aumentando e abrindo a mente de vários como Zuckerberg, Travis Kalanick, Garrett Camp, Brian Chesky, Nathan Blecharczyk, Joe Gebbia, David Vélez pelo mundo a fora, que entenderam o potencial do mundo virtual e junto a tantos outros deram inicio a um movimento gigante de mudança de mindset com relação as formas tradicionais de abrir o seu próprio negócio. Enquanto tudo isso acontecia as médias e grandes empresas continuavam focadas no seu modelo tradicional acreditando que estavam bem posicionadas no mercado e que dificilmente essas Startups conseguiriam abalar o seu império.

Vamos pular a fase onde essas pequenas empresas começaram a incomodar demais as grandes que acreditavam estar em um lugar seguro, e começaram a ver o por que dessas companhias estarem incomodando tanto, com tão menos recursos financeiros e de pessoas. Foi então que fizeram a grande descoberta que esses caras citados acima já tinham feito a anos, o segredo esta na tecnologia.

Correndo atrás do prejuízo

Agora imagina você um cenário onde empresas de médio e grande porte com centenas de funcionários, processos já enraizados a anos que “sempre funcionaram”, totalmente setorizada e hierarquizada, onde era impossível pensar de uma forma diferente do que a maneira que fez a companhia chegar onde chegou. Imaginou? Agora imagina essas empresas percebendo que a mudança de mindset agora é necessária para que elas tenham um futuro. Empresas de centenas de funcionários tem que começar a pensar como empresas de 30 pessoas, mas mantendo a essência do seu business para não perder sua autenticidade.

Com esse último paragrafo acho que deu para você entender o tamanho do desafio que essas empresas tem pela frente. O desafio é extremamente complexo e sem volta para essas companhias e por isso você tem ouvido cada vez mais o termo Transformação Digital , que na verdade se iniciou la atrás com a internet e que agora esta chegando nos grandões do mercado.

A dor da mudança

Quem tem filho sabe como é difícil levar eles para tomar uma vacina, ver seu filho chorando mas sem poder fazer nada para ajudar por que sabe que aquilo é necessário para a sua saúde. Os CEOs das grandes empresas estão tendo essa mesma sensação com suas companhias, sabem que vai causar dor, que vão descer lágrimas, mas que o movimento é para o bem da companhia. As Startups estão crescendo de maneira avassaladora, escalando os seus negócios e se adaptando como camaleões as necessidades dos clientes com uma velocidade extraordinária.

A doença do “sempre foi assim”

Se hoje você trabalha da mesma maneira a anos, a sua empresa sofre dessa doença do “sempre foi assim”, e essa doença é fatal se não tratada com urgência, porém, tenho uma notícia boa para essas companhias, existe uma cura, mas ela é dolorosa e vai deixar cicatrizes e junto com as cicatrizes, ao passar por essa doença o seu negócio vai estar habilitado com um passaporte para o futuro.

Não pare depois da cura, por que você pode adoecer novamente , os anticorpos para essa doença é a mudança de mindset, se você passar por essa doença apenas com doses altas de remédio, você não vai desenvolver seus anticorpos e consequentemente não vai estar curado, vai apenas ter uma doença controlada, mas que pode te matar a qualquer momento.

A burocracia

Minha empresa é ágil, eu só vou pedir a aprovação dessa funcionalidade para a área XPTO, a aprovação é super rápida, assim que sair já podemos iniciar o desenvolvimento.

Enquanto você estava esperando a aprovação da área XPTO a Startup já implementou, implantou, viu a falha, corrigiu e subiu de novo a funcionalidade para o cliente que era para ser seu.

Nessa breve explicação deu para ver claramente a diferença entre uma Startup e uma grande companhia, a Startup não tem medo de errar, não tem medo de se arriscar, ela sabe que o mercado é um mundo de incertezas, e que a única certeza que eles tem é que vão errar, mas eles querem errar rápido, aprender rápido e consequentemente evoluir rápido. Então se sua empresa esta cheia de postits pregados na parede, rodando uma metodologia ágil e com várias squads, mas ainda se comporta como antes, sinto te dizer que a sua empresa tem vestígios da doença “sempre foi assim”, ela ainda não foi totalmente curada, os anticorpos do mindset não foram produzidos, vocês apenas adiaram a morte, mas se os anticorpos não forem produzidos rapidamente o fim é certo.

A liderança

Na minha visão, que já participei de algumas transformações, os papeis que precisam melhor se adaptar a essa mudança são os líderes, que vão se comportar como enfermeiros trazendo a cura para a doença da companhia. Normalmente os liderados querem a mudança, sabem que esse é o caminho, mas a postura dos líderes que vai mostrar se a empresa esta caminhando para o lado correto. Os anticorpos da mudança de mindset tem que estar entranhados no seu modo de agir, na sua postura com relação a sua equipe.

Para caminhar para a cura, não deve mais existir o comando e controle, os processos engessados e a falta de confiança. A primeira coisa que o líder tem que colocar na cabeça é que essa mudança leva sua equipe a um cenário de muitas incertezas, e que para passar por esse cenário, ele vai precisar do apoio e da opinião de todos, ele tem que entender que é um trabalho que vai ser construído em conjunto. O líder agora é um facilitador, vai ser a pessoa que irá compilar todas as ideias e sugerir uma direção com base em análise e não simplesmente pelo seu querer.

Se o líder não conseguir fazer bem seu trabalho de disseminar os anticorpos da mudança de mindset, existe uma grande chance de fracasso na cura. Vou dar algumas dicas para já irem exercitando e trabalhando em vocês essa mudança com esse texto sobre liderança lean.

A Agilidade

Junto com o termo Transformação Digital, provavelmente veio acompanhado do termo agilidade. Para ter sucesso na transformação digital precisamos ser ágeis certo? Não esta errado, mas todos sabem do que essa agilidade esta falando?

Ser ágil não necessariamente tem relação com velocidade, tem relação com fazer o mínimo viável agora, tem relação com fazer o que precisa ser feito rápido para errar rápido, aprender e corrigir o percurso, isso é ser ágil.

Se você esta olhando quantos itens entregou no último ciclo de trabalho, você não esta sendo ágil. Por que a relação de itens entregues não necessariamente tem relação com o valor que estamos gerando para a companhia, o foco tem que estar no valor.

Gerar valor esta relacionado com resolver algum problema do seu cliente, não tem relação com o que você acha ou deixa de achar, não tem relação com o que você acredita que conhece do seu cliente, tem relação com o comportamento do seu cliente com o seu produto, se ele disser com base na iteração dele com o seu produto que foi gerada uma melhora de experiência você gerou valor, tirando isso é tudo história.

A Agilidade é o mais importante anticorpo da transformação digital, ela é necessária, mas se não souberem usar bem, pode levar você a utilizar anti padrões da agilidade e não te levar para a cura.

O que muda com a transformação digital?

Vou desenhar para ficar mais ilustrativo. Antes a área de negócio das companhias criaram um setor de TI com a vinda dos computadores pessoais para dentro das empresas, a vida dos funcionários ficarou bem mais simples, então TI sempre foi uma área apartada e pequena das empresas e funcionavam como uma espécie de prestadores de serviços para o business.

Após a transformação digital vai acontecer uma simbiose entre as áreas de negócio da companhia e a TI com foco total no cliente. Sua empresa vai estar em todos os canais digitais interagindo de uma maneira muito rápida com o seu cliente, entregando valor com uma velocidade muito grande em uma busca infinita da perfeição, errando, aprendendo e evoluindo.

Resumo

Transformação Digital é um caminho sem volta para todas as empresas e espero que agora entendam a analogia entre Davi e Golias da bíblia .

No futuro toda empresa será uma empresa de tencnologia

--

--