19 filmes sobre fotografia que você tem que assistir.

Anderson Peron
11 min readNov 29, 2023

--

A fotografia é uma forma de arte que tem o poder de nos transportar para diferentes cenários e emoções. No cinema não é diferente! A fotografia desempenha um papel fundamental na construção da narrativa visual, criando atmosferas únicas e cativantes.

Neste contexto, existem filmes que se destacam não apenas pelas suas histórias mas também pela excelência visual dos enquadramentos, luzes e cores. Nesta lista vamos ver 19 filmes que apresentam características técnicas marcantes e também discorrem sobre o tema ‘fotografia’.

Essa é a minha lista de filme indispensáveis para quem curte fotografia. Não existe ordem de predileção por um ou outro, ou melhor/pior e procurei manter os títulos originais. Bora lá?

01. A thousand times good night

Rebecca, personagem de Juliette Binoche, é uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade. Muito por conta de suas atividades, seu casamento não anda bem e o seu marido lhe dá um ultimato, já que ele e a filha do casal não suportam mais sua rotina arriscada e exigem mudanças, mas ela, apesar de amar a família, tem mais do que adoração pelo que faz, tem um propósito a cumprir.

Disponível na Amazon Prime Vídeo.

2. Bert Stern — Original Madman

Documentário muito bacana sobre o fotógrafo Bert Stern que fala sobre retratos para Cindy Crawford, Allegra Kent e em especial seus famosos cliques de Marilyn Monroe e sua amizade Stanley Kubrick.

3. Blow up

No filme de 1966 dirigido por Michelangelo Antonioni, Thomas é um fotógrafo de moda que, apesar de jovem, já está cansado da vida. No entanto, ao invés de ser perseguido por jovens mulheres que desejam se tornar grandes modelos, ele agora prefere capturar momentos espontâneos. Um dia, enquanto caminhava por um parque em Londres, avista um casal e sente-se inspirado a fotografá-los. Jane nota sua presença e se aproxima, pedindo os negativos das fotos. Embora relutante, Thomas se recusa a entregá-los e segue seu caminho.

Intrigada, Jane decide investigar o estúdio de Thomas e surpreendê-lo com uma visita. Lá, entre tentativas de sedução e investidas, Thomas a entrega um rolo fotográfico falso para despistá-la. Mais tarde, ao revelar as fotos, Thomas percebe algo perturbador.

Disponível no YouTube e legendado em português:

4. Fur (a pele)

Nicole Kidman interpreta uma das mais brilhantes e excêntricas fotógrafas do século XX, Diane Arbus. Conhecida por retratar pessoas marginalizadas, não aceitas pela sociedade padrão, em impactantes fotografias em preto e branco e geralmente em formato quadrado.

Diane teve uma vida de relacionamentos complexos, suicidando-se em 1971. No filme, Nicole Kidman dá vida novamente a essa história, encarando o bizarro e o que incomoda expondo uma relação proibida com um vizinho mais do que misterioso, portados de triconomia.

Você encontrará Fur pesquisando por canais e meios não muito confiáveis na internet.💀

5. Kodachrome

Filme de 2018 que trás Elisabeth Olsen e Ed Harris lançado pela Netflix em diversos países, mas que, infelizmente não está disponível no catálogo brasileiro. Já busquei por informações mas sem respostas da negativa da Netflix para o Brasil a respeito desse título.

O filme conta a história de um fotógrafo que viaja pelos EUA em busca do último laboratório de revelação de alguns filmes Kodachrome antigos que ele tinha guardado. Com um pouco de empenho é possível encontrá-lo pela internet.

6. Closer

É um desses filmes que nos faz pensar sobre os relacionamentos. Com um elenco de peso, o filme conta a história de dois casais que têm suas vidas entrelaçadas, misturadas e esmiuçadas de todas as formas.

Anna, interpretada por Júlia Roberts, que é uma fotógrafa bem sucedida e casada se apaixona por um aspirante a escritor que trabalha no obituário de um jornal. O triângulo amoroso ainda tem espaço para uma stripper (Natalie Portman) que entra na vida deles de forma inusitada.

Disponível na Netflix.

7. Visual Accoustic — Julius Shulman

Narrado por Dustin Hoffman, Visual Accoustic celebra a vida e a carreira de Julius Shulman, na minha humilde opinião, até hoje, o maior fotógrafo de arquitetura do mundo cujas imagens levaram a arquitetura moderna ao grande público americano.

Aqui mais sobre Julius Shullman

8. Smash his camera

Uma grande história começa com a exposição do fotógrafo Ron Galella em um museu de Nova York. Ron morreu recentemente, 2022.

Uma parte significativa do história fala sobre como Galella virou uma espécie de abutre em torno de Jacqueline Kennedy Onassis. Ele simplesmente a perseguia por todos os cantos, e não só ela, mas também seus filhos, aonde quer que fossem. Os dois protagonizaram um cabo de guerra judicial, com processos dos dois lados. Só festa para os tablóides dos anos 1980.

Outro episódio famoso envolve o ator Marlon Brando. Quando viu Galella se aproximando, Brando orientou o amigo que estava com ele a manter uma expressão de indiferença, dizendo que isso frustraria o fotógrafo e, com sorte, ele iria embora.

Mas isso não dava certo com Galella que era famoso pela persistência irritante chegando a provocar reações físicas de seus alvos contra ele.

Na ocasião acabou levando um tapa de Brando. (O paparazzo processou o ator e ganhou. Mais tarde, reapareceu na cola de Brando, usando um capacete de futebol americano)

9. The Bang Bang Club

Baseado em fatos reais é um dos filmes que eu mais gosto. É dinâmico, intenso e tem boas atuações. Além disso o fato de ser baseado em fatos reais confere mais dramaticidade.

O filme é de 2011 e foi traduzido como ‘Repórteres de Guerra’. Ele retrata a vida de quatro fotojornalistas: Marinovich, Silva, Carter e Ken Oosterbroek que trabalharam por 4 anos na África do Sul, entre o final do período do Apartheid e as primeiras eleições democráticas no país (mais precisamente entre 1990 e 1994)

A história aborda uma tentativa de expor os dois lados opostos do conflito central, que são os apoiadores do partido de Nelson Mandela e seus opositores, os Inkathas. O filme retrata de forma vísceral o que fotógrafos de guerra estão dispostos a enfrentar em busca de sua história.

Disponível para locação na Microsoft e Google Play a partir de $4,90

10. War Photographer

Talvez um dos mais impactantes fotógrafos de guerra já existente, James Nachtwey, um homem comprometido com sua profissão e muito tímido, busca por imagens fortes mas toma cuidado para que elas sejam publicáveis.

Aliás, esse é um desafio para os fotógrafos de guerra, que precisam encontrar o ponto exato para captar imagens que sejam impactantes, que mostrem a realidade daquele local e ao mesmo tempo possam ser vistas, digeridas ao serem vistas no café da manhã.

Disponível na Mubi

11. The Mauthausen photographer

O filme conta a história real de Francisco Boix, um fotógrafo de imprensa espanhol e comunista que fugiu para a França no início da Segunda Guerra Mundial.

Lá ele se viu entregue pelos franceses aos nazistas, que o enviaram para o campo de concentração de Mauthausen, onde passou a guerra junto com milhares de outros espanhóis e prisioneiros. Através de uma reviravolta que considero estranha dos acontecimentos, Boix se torna confidente de um oficial da SS que está documentando as mortes dos prisioneiros naquele campo.

Boix percebe que tem a chance de provar os crimes de guerra nazistas ao roubar os negativos dessas fotos.

Está disponível na Netflix.

12. Earthquake bird

Disponível na Netflix e produzido por Ridley Scott, trás a história Lucy Fly (Alicia Vikander) que vive na Tóquio de 1989. Estrangeira, misteriosa e assombrada por um passado doloroso, entra em um intenso relacionamento com Teiji (Naoki Kobayashi), fotógrafo local com problemas semelhantes.

A aparente paz de espírito de Lucy começa a ser testada quando uma Lily Bridges (Riley Keough) se envolve em suas vidas e desaparece, fazendo com que a estrangeira seja a principal suspeita de seu possível assassinato.

13. Finding Vivian Mayer

O documentário mostra uma das mais celebradas street photographers dos Estados Unidos, que passou sua vida inteira vivendo como uma babá sem marido e sem filhos, com um cotidiano pacato.

O reconhecimento póstumo se deu graças à descoberta de um verdadeiro tesouro, escondido no apartamento em que Vivian viveu até sua morte, em 2009: mais de 100 mil retratos das maravilhas e peculiaridades da América urbana.

14. Ansel Adams documentary

Documentário sobre Ansel Adams escrito e dirigido por Ric Burns em comemoração ao centenário do nascimento do artista. Burns criou um retrato elegante, emocionante e lírico desse grande fotógrafo.

O documentário entrelaça imagens de arquivo, fotografias, leituras dramáticas dos próprios escritos do artista e entrevistas com renomados fotógrafos, historiadores, curadores, naturalistas, além da família, amigos e colegas de Adams, para contar a história de um homem que foi ao mesmo tempo um fotógrafo visionário, um pioneiro em técnicas fotográficas e um fervoroso defensor da causa ambiental.

Disponível no Youtube

15. The secret life of Walter Mitty

É um dos filmes mais fofos sobre fotografia. É leve, divertido, empolgante. A trama central gira em torno de um negativo que desapareceu, massss, não é um simples negativo, é a capa da última edição impressa da revista Life.

Walter Mitty é um homem comum vivendo uma vida comum. No entanto, ele tem sonhos — vívidos, extraordinários devaneios diurnos — nos quais a vida que ele leva é cheia de emoção e aventura. Em meio a todas essas histórias, reais ou não, Mitty deve encontrar esse negativo.

Disponível na Star+

16. Tales by light

Documentário disponível na Netflix e talvez um dos mais belos que eu já assisti. Unindo exploração, fotografia e o mundo natural, Tales By Light segue fotógrafos da Austrália e de todo o mundo enquanto eles ultrapassam os limites de sua arte.

17. O Sal da Terra

Um belo documentário que descreve a jornada de Sebastião Salgado na criação de sua fotografia de cunho social. Ao longo dos 110 minutos de filme, acompanhamos um ciclo que vai do lugar onde o fotógrafo nasceu, a fazenda paterna no interior de Minas Gerais, a Paris em que se refugiou durante a ditadura no Brasil.

O filme foi dirigido por Wim Wenders, indicado ao Oscar pelos documentários ‘Pina’ e ‘Buena Vista Social Club’ e ter dado vida ao aclamado ‘Asas do desejo’. O co-diretor de Wenders é o filho de Sebastião Salgado, Juliano Ribeiro Salgado que conta a história de seu pai no filme, através dos olhos de alguém que cresceu suportando as ausências prolongadas de Sebastião, mas como adulto começou a acompanhá-lo em suas viagens pelo mundo.

Disponível para locação na Apple TV e Globo Play

18. Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie, interpretada por Audrey Tautou, muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete.

Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo.

Recheado de imagens com cores vibrantes, O fabuloso destino de Amelie Poulain é um deleite para os olhos.

19. Abstract — Platon

Em Abstract — The art of design da Netflix (também está disponível no Youtube) Platon, um dos fotógrafos mais famosos do mundo, fala sobre fotografia e retratos. Mas esse e apenas um episódio focado, aqui, por se tratar de fotografia. A série trás 2 temporadas em episódios que falam de Arquitetura, Design e Arte.

Voltando a Platon, ele conta que suas fotos são uma conversa, uma interação de olhar e história. Não são poses prontas, são espelhos da alma. Vale ressaltar que na história da fotografia, grandes fotógrafos como Aoron Siskind tinham esse pensamento, de que a fotografia era sentir, tocar e amar.

Vale a pena assistir!

Espero que vocês curtam essa singela lista dos melhores filmes sobre fotografia.

O tema nunca se esgota e com certeza essa lista poderia chegar aos 100 melhores de todos os tempos. Sugestões para rechear a lista?

Anderson Peron é Arquiteto e Fotógrafo de Arquitetura e Interiores — Aqui você pode ver alguns projetos fotografados | @andersonperon

--

--

Anderson Peron

Sou Fotógrafo de Arquitetura e Interiores com MBA em Marketing e Comunicação | Aqui você encontra mais sobre o meu trabalho www.andersonperon.com