5 erros comuns em uma campanha de marketing digital

Se evitar cometer esses erros, já será um bom começo para colher resultados positivos.

O Marketing Digital tem apresentado uma perspectiva incrível em termos de oportunidade de crescimento e geração de vendas. Apesar das empresas enxergarem bem isso, a maioria ainda não sabe como fazer o investimento e a execução das campanhas de maneira adequada.

A atratividade a este tipo de marketing, que vem crescendo cada vez mais, acaba tornando a competitividade bastante acirrada. Dessa forma, é importante que os acertos sejam mais constantes que os erros, até para não colocar tudo a perder durante a execução de uma campanha.

Marketing Digital não é brincadeira. Evite os erros e otimize os resultados!

Recorremos a uma pesquisa rápida no Google para saber a opinião de especialistas sobre o assunto e, após diversas constatações, chegamos a uma lista de 7 erros comuns que as empresas cometem em suas ações de marketing digital. Vamos a eles? Acompanha aí!

1. Não conhecer o público

Por incrível que pareça, esse é disparado o erro mais cometido. Ouvimos tanto falar em personas, público-alvo, etc, mas é impressionante como a maioria das empresas executa suas campanhas sem conhecer realmente o seu público. Por mais adequada que seja a comunicação e ainda com um conteúdo de boa qualidade, se vai para o público errado, nada vai adiantar. Resultado: número de conversões abaixo do aceitável.

2. Campanhas sem impulsionamento

O esforço perdido em uma campanha de marketing digital sem impulsionamento — em outras palavras, sem patrocinar — traz um prejuízo muito maior para as empresas. É muito difícil uma campanha ter um resultado positivo, por melhor que ela seja, se não houver investimento em ações patrocinadas; seja em Google, Facebook, Instagram, ou qualquer outra ferramenta. Certamente é um erro grave uma empresa executar campanhas sem patrocínio.

3. Esperar resultados a curto prazo

Com o rápido compartilhamento e acesso fácil de informações na Internet, os consumidores passaram a se tornar verdadeiros investigadores de marcas, produtos e serviços. Eles estão cada vez mais rigorosos na escolha do que comprar ou consumir. Isso acaba acirrando ainda mais a concorrência em ações de marketing digital e, por consequência, acabam ‘esticando’ mais o tempo de convencimento de pessoas.

Esperar resultados rápidos demais é um erro tremendo para qualquer empresa. O fato de criar essa expectativa e não atingi-la, pode levar a equipe a um desestímulo e naturalmente um freio nas ideias e novos investimentos. O mais coerente é entender que esse processo é de longo prazo, e através de ações contínuas buscar atingir os resultados satisfatórios.

4. Não acompanhar os resultados de maneira detalhada

Muitos gestores de campanhas de marketing digital dizem que acompanham os resultados das ações com frequência. Mas o que constatamos é que, eles até acompanham, mas de maneira muito genérica. Alinhar o investimento ao retorno, de maneira detalhada, é algo que a maioria não faz. Portanto, mais um erro comum que deve ser corrigido.

5. ‘Atirar para todos os lados’ com pouco dinheiro

Outro erro bastante comum é testar várias ações ao mesmo tempo, utilizando pouco recurso financeiro. Por menor que seja a verba, o ideal é testar uma ação por vez. Além do mais, se tem pouco dinheiro, mais um motivo para não atirar para todo lado. A chance de dar errado é maior, acredite!

Pronto! Listamos alguns dos erros mais comuns que são cometidos por gestores e colaboradores em campanhas de marketing digital. Nem preciso lembrar que eles devem ser evitados a todo custo. Marketing não é brincadeira, muito menos o Digital. Se você está aplicando algum desses erros, trate de corrigir agora mesmo, e boa sorte!

Like what you read? Give Anderson Soares a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.