Destralhe e tenha uma vida melhor!

Acumulamos tralhas durante os anos sempre com aquela desculpa que vamos precisar daquilo um dia. Destralhar significa se desfazer das tralhas.

Com o tempo as coisas vão saindo do controle, a casa deixa de ser aconchegante, a limpeza fica cada vez mais difícil e parece que não tem mais solução.

Calma! A solução existe, é só ter a vontade de começar e seguir alguns passos simples.

Destralhe n.1: Avise aos navegantes.

Avise para os moradores da casa como você está se sentindo com o acúmulo de tralha e que vai começar a operação destralhe. Quanto mais ajuda, melhor.

Destralhe n.2: Comece pelo seu guarda-roupa.

Roupas, calçados, acessórios, roupas de cama, toalhas...É o lugar que mais acumulamos coisas. Uma calça que vai servir um dia, um sapato que você pode precisar a qualquer momento, roupas e mais roupas, coisas e mais coisas, que você está há mais de um ano sem usar e sempre acha que vai usar “um dia”.

Esqueça! A chance de você usar essas roupas é quase zero.

Faça a pergunta: Eu usei essa roupa (ou outro componente do guarda-roupa) nos últimos 12 meses?

Se a resposta for NÃO então descarte.

No final você vai ver que ficaram somente as roupas que você mais gosta e como tudo ficou mais organizado, é fácil de ver o que está faltando comprar (algo que realmente você precisa).

Destralhe n.3: Cozinha.

Quando chega a faxina de fim de ano, pilhas e mais pilhas de potes, panelas, eletrodomésticos, louças, copos, taças saem do armário e você passa o dia limpando e organizando o que na maioria vai passar mais um ano lá sem ser usado de novo.

Não precisa ser assim!

Não é porque você ganhou que tem que ficar com algo que não usa. Se dentro de um ano você não usou, doe para quem vai usar.

Deixe 1 ou 2 dúzias de pratos e copos, dependendo da quantidade de visitas recebidas. Jogue fora potes e tampas sem par. Venda eletrodomésticos que não usa.

Depois de tudo decidido e organizado só compre um utensílio quando se desfizer de outro.

Destralhe n.4: Papelada.

Organize as contas pagas por ano e jogue fora o que tem mais de 5 anos.

Compre pastas para organizar documentos pessoais, da casa e do carro.

Jogue fora notas fiscais de produtos que não tem garantia.

Revise revistas e livros. O que não for mais precisar venda ou doe.

Destralhe n.5: Geral nos outros cômodos.

Passe em cada cômodo da sua casa e se pergunte: “Eu, ou alguém da minha família, usa isso?” Se a resposta for não, descarte sem pestanejar.

Organize tudo por tipo: fios e cabos, livros, documentos, roupas, jogos, brinquedos... Tudo tem que ter seu lugar. Isso ajuda para que a bagunça não volte a mandar na sua casa.

O que fazer com tudo que eu e minha família não precisamos mais?

São 3 opções: doar, vender ou jogar fora (ou reciclar).

Um site que sigo e dá ótimas dicas de como destralhar e de como organizar a vida é o Vida Organizada. Veja algumas dicas ótimas de desapego clicando aqui: Desapego na prática

O destralhe vai deixar a energia da sua casa mais leve e o dia-a-dia de limpeza vai ficar bem mais prático.

Sempre que der aquela vontade louca de comprar lembre-se de como sua casa está gostosa e aconchegante e se pergunte: Eu preciso mesmo disso?