Bitcoin, Blockchain e o Futuro

André Cardoso
Aug 19, 2018 · 3 min read
Blockchain e o Futuro

Ahhh o Bitcoin… Ahhh a Blockchain.

Vejo, em alguns anos, um mundo ainda mais conectado mas dentro de uma essência de descentralização. Mas como assim?

Descentralização do controle, da informação, do poder… Todos juntos construindo e interagindo dentro de um todo.

Vejo o Bitcoin e as demais criptos em todas as partes. Mais que 80% de todas as transações financeiras no mundo são feitas dentro de um formato evoluído de P2P com sistemas em blockchain públicos, descentralizados que garante o crédito de colaborador a cada pessoa para o ecossistema.

A LN (Lightning Network) funciona muito bem. As transações são instantâneas e as taxas são quase zero. Além de tudo que o Bitcoin e a (sua alma) Blockchain proporcionam: confiabilidade, segurança, praticidade, rapidez, desburocratização.

As Exchanges são descentralizadas e utilizam a tecnologia das Atomic Swaps e suas variações.

Tivemos um tipo de regulamentação voltado para as Instituições que trabalham diretamente com as Criptos. As ETFs estão espalhadas pelo mundo inteiro e muitos bancos, admitindo que não dá para lutar contra o progresso, aderiram a filosofia dos criptoativos. Você pode encontrar fundo de investimento com criptoativos de diversos tipos. Outros bancos fecharam e alguns poucos militam, até hoje, contra o Bitcoin e suas derivações.

Governos inteiros adotaram o Bitcoin como moeda oficial do país. Alguns criaram a sua própria moeda descentralizada utilizando a Blockchain.

As criptomoedas são uma realidade incontestável!

Quase todos os comércios do mundo utilizam as criptos e as aceitam como forma de pagamento. Temos soluções inteligentes dentro do ecossistema para questões de crédito e demais operações bancárias. Dentro da regulamentação, ainda foram inseridos os salários pagos pela empresas a seus funcionários. Muitos, agora, podem optar por recebeu seu ordenado em criptomoedas.

O dólar e outras moedas fiat não desapareceram! Mas hoje funcionam com um lastro baseado nas criptomoedas. Leis inteiras tiveram que mudar para acompanhar esse avanço.

Os Smart Contracts estão por toda parte! Em tudo você vê solução dentro da tecnologia Blockchain. Não há mais cartórios, gravadoras, urnas e muitas outras coisas na forma que conhecemos.

As ICOs agora passam por dentro da regulamentação que foi colocada para as criptos e estão bem mais organizadas e objetivas.

A maioria das coisas está mais democrática, mas ainda não é perfeito!

Com todas as melhorias vem a evolução das mazelas também. No começo da grande adoção do sistema, muitos problemas de fraudes, hackers e golpes com promessas de ‘lucro fácil’ surgiram e ficaram cada vez mais sofisticados.

Logo as próprias soluções dentro da tecnologia fizeram com que as fraudes diminuíssem, mas ainda constitui um desafio aos países integrar as leis e as normas com as criptos e nesse meio-termo, mentes obscuras sempre espreitam essas brechas.

Falo da mudança do mundo em relação a Blockchain. Mas não podemos ignorar toda evolução paralela que acompanha o progresso: As AI’s (Inteligência Artificial), as cidades inteligentes, a robótica, os drones, a medicina, os novos materiais, as iniciativas espaciais e mais; estão para todos os lados.

Uma bela utopia! Ou uma visão, não muito longe do mundo.

Com que lentes você enxerga esse futuro?

André Cardoso

Written by

André , ariano, engenheiro, empreendedor na área de marketing digital e criptoativos, palestrante e professor. Pagina: www.facebook.com/andre.cardoso.btc