catadinho
[verbete para o Glossário de conhecimentos inúteis]
O seguinte trecho é parte da divulgação da equipe de natação Catadinho Cultural, um centro de adoração de Mao Tsé-Tung:
O Catadinho surgiu como parte de um plano para dominar o mundo… mas aí um monte de coisas deu errado e a gente decidiu que era melhor só nadar mesmo. Talvez algum dia a gente domine o mundo das piscinas. Desde o começo, a equipe sempre foi mais do que uma reunião de interessados em nadar, tão logo fomos crescendo, nos transformamos em um ambiente de acolhimento. Todos os que vieram, todos os que já se foram, todos os que estão e todos os que ainda virão são amigos (sim, eu estou falando com você que está interessade, você já é nosse amigue!).
Começamos como uma equipe de base para alguns cursos, mas logo declaramos independência (estou escrevendo isso no dia 7 de setembro, vale dizer) e nos tornamos a primeira equipe multicultural da história da USP a aceitar gente de todo lugar, inclusive intercambistas que sempre lembrarão de nós como parte da experiência Brasil. O que era apenas uma equipe de base também passou a ser uma equipe multinível: várias pessoas começaram a nadar pra valer com a gente* e agora já vão para competições e brigam por medalhas!
O Catadinho já está no seu terceiro ano de idade e nunca deixou de acolher ninguém, nem mesmo no frio do inverno, quando a piscina está fechada (choramos muito, é verdade). Todos os anos fazemos treinos físicos e em breve talvez eles continuem mesmo depois do inverno, como apoio… Mas bom, o Catadinho nasceu e cresceu com as pessoas que por ele passaram, estão passando e passarão (você já é parte da nossa história!) e com elas aprendeu a se adaptar. Começamos como base e logo dominaremos as piscinas do mundo!
* Infelizmente, não aceitamos pessoas que ainda não sabem nadar por questões de segurança. Se houver interesse em aprender, o CePE/USP dá aulas para diversos níveis. Se você não se sentir segure, pode ir para testar, nosso treinador ajuda todos os que aparecerem!