5 Livros sobre Dados e IA escritos por mulheres (o terceiro é o meu favorito)
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Então, como entusiasta de dados, aqui está uma lista de livros de dados e IA com autoras mulheres
1. Storytelling com dados: Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios
Link aqui
Storytelling com Dados é um clássico absoluto entre os profissionais de dados!
Sua didática é impecável e de fácil compreensão, independentemente do nível de senioridade do leitor.
Depois de ler este livro, a forma como você vê gráficos nunca mais será a mesma e sua mensagem ao público ao apresentar números será muito mais clara.
2. Mulheres invisíveis: O viés dos dados em um mundo projetado para homens
Link aqui
O tema “Disparidade de Gênero” costuma ser mais comum em relação ao espaço de trabalho e aos cargos de liderança.
No entanto, esse problema está presente em circunstâncias que mal percebemos: da prescrição de medicamentos ao design de produtos.
Dito isso, não é difícil imaginar como o viés de gênero também pode se aplicar à arquitetura de algoritmos (já temos exemplos disso em processos de recrutamento e seleção).
Em Mulheres Invisíveis, Caroline Criado Perez reúne diversos estudos que mostram como a desigualdade de gênero se apresenta em nossa sociedade e como ela impacta a todos.
Saiba mais aqui.
3. Algoritmos de Destruição em Massa
Link aqui
Algoritmos de Destruição em Massa é de longe um dos meus favoritos nesta lista!
Eu li quando comecei minha jornada em Data Science & Analytics, em 2019, mas o conteúdo ainda se aplica muito bem aos dias atuais.
Neste livro, O’Neil explica como os modelos matemáticos usados em algoritmos por diversas áreas (recrutamento, obtenção de seguro ou sistemas de segurança) estão aumentando a discriminação social e são uma ameaça real para a sociedade e para as democracias.
Vale muito a pena ler. Verifique aqui!
4. Os nove titãs da IA: como os gigantes da tecnologia e suas máquinas pensantes podem subverter a humanidade
Link aqui
Em Os Nove Titãs da IA, Webb provoca o leitor a avaliar o quanto nós, pessoas físicas comuns, não temos qualquer controle sobre o uso da inteligência artificial pelas Big Tech.
Principalmente quanto ao uso dos nossos dados (os quais entregamos sem relutância para acessar aplicativos e serviços de graça).
E mais: as IAs podem estar presentes no nosso dia a dia de maneira quase imperceptível e seus comportamentos podem ser imprevisíveis (uma pesquisa rápida sobre as alucinações do ChatGPT são um exemplo bem claro desse descontrole).
Mesmo assim, as grandes empresas da tecnologia vão empregar as IAs de maneira cada vez mais rápida e deliberada, a fim de obter altos lucros em pouco tempo, sem tanto cuidado assim com as consequências negativas reais de suas ações.
Obtenha o seu aqui.
5. Algoritmos da Opressão
Link aqui
Em Algoritmos da Opressão, Noble mostra como a discriminação, sobretudo contra mulheres negras, se apresenta nos buscadores.
Os vieses na internet é um assunto que está longe de se esgotar, ainda mais quando reflete e amplia a recriminação racial e sexista.
Esse é o olhar que Noble oferece aqui, apresentando como algoritmos e mecanismos de busca controlados apenas por poucas grandes empresas podem ser prejudiciais para nossa sociedade.
Confira aqui.
Por enquanto é isso. Sinta-se à vontade para recomendar mais livros escritos por mulheres nos comentários abaixo.