Como se preparar para uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego é uma ocasião importante. Não importa que você tenha sido chamado por uma empresa ou tenha se candidatado a uma vaga. Em ambos os casos há uma tensão, uma expectativa, ou melhor, existe um desafio. Será que vão gostar de mim? Será que vou conseguir essa vaga?

É natural se fazer essas perguntas, mas para que essas e outras preocupações não cause nais estresse, vale a pena considerar alguns pontos:

  • Organização de sua agenda

Se for possível, agende a entrevista com no mínimo um dia de antecedência, num horário que você esteja mais a vontade ou disponível e reserve um tempo adequado para a entrevista.

Evite ter compromissos muito antes ou logo após a entrevista. Pois nem sempre se sabe exatamente se você terá algum imprevisto, se vai ser atendido na hora ou quanto tempo vai durar a entrevista. Se conseguir, descubra se irá haver outras atividades além de uma conversa.

Caso você esteja empregado, agende a entrevista num horário e dia que não chame a atenção de seu empregador ou colegas de trabalho bem como também não atrapalhe suas tarefas em seu emprego.

  • Traje utilizado

Utilize uma roupa de acordo com o ambiente de trabalho e atividade que um funcionário contratado iria exercer. Em caso de dúvida um traje mais formal é sempre bem vindo. De preferência um traje social. Com certeza é melhor estar com uma roupa um pouco além do contexto do que a menos, mas sem exageros.

  • Tempo de deslocamento

Verifique o endereço com antecedência, olhe o mapa, planeje seu trajeto para chegar ao local pelo menos meia hora antes. Nunca se sabe se haverá algum imprevisto no caminho. Comunique sua chegada 15 a 10 minutos antes do horário agendado.

Evite ao máximo, chegar atrasado. Mas se durante seu percurso você perceber que irá se atrasar entre em contato com seu entrevistador para posicioná-lo ou verificar se não é melhor remarcar o compromisso.

  • Conhecimento da empresa

Antes de sua entrevista pesquise sobre a empresa e sobre a atividade exercida por ela. Confirme os valores, missão e visão para verificar se você se identifica, podendo ter mais elementos de interesse pela vaga.

· Revisão de seus conhecimentos

Revise seus conhecimentos, os quais são quesitos para a vaga a qual você está sendo entrevistado. Relembre os conceitos importantes e experiências que obteve em seus trabalhos anteriores para se sentir mais seguro durante a entrevista.

· Durante a entrevista

Ao chegar ao local, esteja com uma postura positiva. Acreditando em si mesmo e confiando que dará o seu melhor. Mesmo que esteja nervoso respire fundo e lembre-se que é só mais um passo em sua busca de um novo emprego.

Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme olhando em seus olhos e com um sorriso. Isso demonstra segurança de sua parte e inicia uma empatia com o entrevistador. Você já estava sendo testado anteriormente desde seu primeiro contato com a empresa, mas nesse momento esse teste é continuado com mais atenção. Através da conversa aparentemente casual, o entrevistador quer sentir que você está satisfeito em estar ali.

Deixe que o entrevistador guie a entrevista. Mesmo que você imagine que tenha muito a dizer, esteja atento a responder o que lhe for perguntado. Não digo respostas, como apenas com um sim ou não. Mas respostas que possam ser esclarecedoras, contar uma história com início, meio e fim, e que seja objetiva. Se possível cite exemplos de situações que já ocorreram em sua vida profissional e cite experiências que estejam em seu currículo.

O teste, ou melhor, a avaliação não é apenas da parte do entrevistador, mas também de sua parte. Observe a empresa, o entrevistador e faça as perguntas necessárias sobre as condições de trabalho e ao cargo que está se candidatando para saber se são condições que realmente o interessam e estão de acordo com suas possibilidades.

Parte dessas informações será transmitida naturalmente pelo entrevistador, mas é importante também que você encaixe algumas dessas perguntas durante a conversa ou as deixe para o final, quando o entrevistador abrir espaço para que você esclareça suas últimas dúvidas.

Ao final da entrevista, agradeça a oportunidade com outro cumprimento de mão firme. Se necessário verifique com o entrevistador quais serão os próximos passos do processo de seleção e aguarde por eles.

Você pode também verificar qual é o prazo esperado para o preenchimento da vaga.

· Após a entrevista

Aguarde que a empresa entre em contato com você. E acredite, quando há um verdadeiro interesse da empresa em seu perfil e a vaga ser preenchida, você será contatado.

Mas caso esse contato não aconteça ou o prazo para preenchimento da vaga já tenha passado, você pode entrar em contato com o entrevistador para pedir uma confirmação da continuidade ou não do processo. Algumas vezes a vaga pode ter sido cancelada ou já preenchida por outra pessoa. E em qualquer uma dessas situações mantenha sua auto confiança e esteja disposto a tirar algum aprendizado ou incentivo para continuar buscando uma oportunidade.