Comunicação Falada

Aproximadamente, a 200 mil anos, quando surgiu a linguagem, surgiu também a comunicação falada como a maior força de expressão, de nossas ideias, desejos e de quem somos.

Quando pensamos na fala, parece algo natural, inerente ao nosso esforço. A comunicação falada esta tão naturalmente ligada a nós que nem pensamos sobre ela.

Mas ai, chegam os desafios diários e profissionais e somos chamados a desenvolver esta potente e grande ferramenta que é a nossa comunicação falada.

Geralmente damos muito foco na elaboração do projeto, das ideias e não na forma de comunica-la. Sem a habilidade de “apresentar” um excelente produto, serviço, projeto ou campanha pode simplesmente morrer no papel.

Abaixo, algumas sugestões preciosas para você potencializar sua comunicação falada:

• Honre a sua ideia, projeto se preparando antes de apresentá-lo.Use uma técnica de respiração para equilibrar seu corpo físico, mental e emocional. A respiração correta nos deixa atentos e abertos.

• Leve você! Tenha consciência de que você é singular, portanto, suas características e atributos são a forma única que você utiliza para se expressar. Esta é sua autenticidade .

• Invista em conhecer bem suas melhores características. Seja generoso com você mesmo, é importante para construir sua persona comunicativa. Na comunicação falada só os atributos positivos constroem um bom comunicador.

• Valide para você mesmo constantemente estas características e potencialize sua persona comunicativa com treinamento de voz e interpretação.

• Treine a apresentação de sua ideia com duas intenções diferentes. Varie o tom, faça em voz bem alta e bem baixa. Ensaiar é fundamental. Você terá outra percepção sobre a forma de apresentar sua ideia, abrindo novas possibilidades na comunicação falada.

É importante que um comunicador de suas ideias busque entender o principio da palavra comunicação, de communicare, usar em comum, partilhar! Partilhar verdadeiramente, expressar suas palavras com consciência, identificando o sentimento e a intenção, um trabalho que requer uma genuína vontade de olhar para si mesmo e de partilhar verdadeiramente.


Originally published at medium.com.