Atividade 5 — O que é pensamento computacional?

O Pensamento computacional pode ser definido como o pensamento analítico que compartilha com o pensamento da matemática, engenharia e ciência o objetivo de aprimorar a busca por soluções de problemas [Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Phil. Trans. R. Soc. A, 366(1881): 3717–3725.]. Outra definição apresenta o pensamento computacional como uma maneira de pensar que utiliza conceitos e metodologias da computação para resolver questões em um amplo espectro de assuntos oferecendo, então, um conjunto de habilidades importantes para qualquer das ciências modernas [Qin, H. (2009). Teaching computational thinking through bioinformatics to biology students. In Procs. of SIGCSE, pages 188–191, Chattanooga, TN, EUA.]. De modo geral, existem várias definições para o termo como discutido em [Hu, C. (2011). Computational thinking: what it might mean and what we might do about it. In Procs. of ITiCSE, pages 223–227, Darmstadt, Alemanha.].

O pensamento computacional vem se popularizando nos últimos anos e tem gerado iniciativas de uso de tecnologias nas escolas, através de atividades envolvendo programação e robótica. As capacidades de abstração, modularização e decomposição presentes no pensamento computacional podem ser aplicadas na resolução de uma grande gama de problemas do dia-a-dia das pessoas, tanto em aspectos cotidianos quanto profissionais. O pensamento computacional pode auxiliar na resolução de problemas dos mais simples aos mais complexos, simplificando as respostas do problema original através de técnicas como redução, incorporação, transformação ou simulação.

Apesar da interseção entre computação e matemática, existe uma grande diferença em ambas e o pensamento computacional não se resume apenas a matemática. O pensamento computacional não se trata de saber navegar na internet, enviar e-mail, publicar um blog ou operar um editor de texto. Pensamento computacional é saber usar o computador como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano, usar computadores e redes de computadores para aumentar a produtividade e criatividade.

A habilidade de transformar teorias e hipóteses em modelos e programas de computador, executando e utilizando para redesenhar processos produtivos, realizar pesquisas cientificas ou mesmo aperfeiçoar rotinas pessoais, é umas das mais importantes habilidades para as pessoas nos dias atuais. O pensamento computacional nos torna mais dependente e faz com que aprendemos como ser produtivos e criativos.