Conceitos de jogo de Pep Guardiola no M.City

Alguns conceitos da filosofia de jogo de Pep Guardiola e seu Juego de Posicion podem ser observados perfeitamente nesse magnífico 2 gol na partida contra o Hull City.

- Paciência para rodar a bola, com circulação rápida e variada, para achar a faixa de campo menos congestionada para a continuação da jogada.
 — Superioridade numérica desde trás, com a participação do goleiro usando os pés para gerar vantagem no momento da saída de bola e sua distribuição.
 — Uso do 3 homem e passe para algum jogador que esteja de frente para o jogo.
 — Uso do homem livre, que recebe geralmente entre linhas e com tempo para pensar/criar e executar a melhor continuação para a jogada.
 — Jogadores espalhados em várias alturas e distâncias no campo, facilitando a progressão e gerando mais espaço em determinadas áreas.
 — Usar a bola como ‘’isca’’ para atrair jogadores adversários e movimentar o time , causando assim uma falta de equilíbrio e a aparição de espaços no campo adversário.
 -Jogo apoiado, o portador de bola geralmente tem sempre mais de uma opção de passe.
 — Todos os jogadores participam da construção do gol, com toques, movimentações, é o jogar futebol também sem a bola, com ocupação de espaços.
 — Pep também usa suas ‘’armas’’ no time de Manchester, como a capacidade de drible, velocidade e agilidade de Sterling, para criar situações vantajosas qualitativamente e quantitativamente, o que foi evidente na jogada do gol.
 — Zagueiros abertos para gerar espaço, laterais ajudando na saída de bola e também a figura do ‘’pivot’’ no meio campo, que seria o volante de saída de bola.
 — Reparem Navas puxando a marcação quando Sterling recebe a bola, inteligência situacional, ajudando o companheiro e criando mais uma opção de jogada que não foi utilizada.
 — Movimentação de Silva fazendo a infiltração na área, procurando a finalização na hora de gol do Aguero, suporte e chegada ao ataque na hora certa.

André Júnior

Fonte do vídeo: @paradigmapep