Ecólogo: a um passo de virar profissão

Antes que você me pergunte, vou explicar. Ecólogo é o profissional de ecologia. Ele é responsável por elaborar estudos de licenciamento ambiental, de recuperação de ecossistemas, pode dar aula de Ecologia, além de prestar consultoria a empresas públicas e privadas.

Ele deverá ter formação superior em Ecologia. O diploma passará a ser exigido pelas autoridades federais, estaduais, municipais e particulares para a realização de contratos, inscrição em concursos e assinatura de termos de posse.

As atividades do ecólogo também poderão ser exercidas por outros profissionais, desde que tenham formação acadêmica em ciências ambientais.

Essa profissão está prestes a ser regulamentada. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o projeto de lei que define o trabalho de ecólogo. Como o projeto já tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados, agora só falta o plenário do Senado dar a palavra final.

Segundo os parlamentares, é importante a formação de profissionais que trabalhem pela sustentabilidade dos ecossistemas naturais por meio de políticas e técnicas que garantam o desenvolvimento econômico, a proteção ambiental e a justiça social.

A gente concorda! Quanto mais conhecimento difundido, mais projetos ganham força, e nossa cidade fica ainda melhor!