Sonegômetro: RS tem painel eletrônico para mostrar ICMS não pago

Todos sabemos que a carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo. Até o dia 28 de abril de 2016, o governo federal já arrecadou mais de R$ 670 bilhões! Em troca, recebemos um serviço público que não corresponde ao que pagamos na forma de imposto. A saúde pública, a segurança, a educação, a infraestrutura, entre outros, ainda deixam muito a desejar. O que poucos sabem, porém, é que a sonegação de impostos é um dos maiores inimigos do poder público.
A situação beira o limite! Se fizéssemos uma pesquisa rápida sobre aumento de impostos ou sobre a criação de novos tributos, a maioria absoluta da população seria contra. A volta da CPMF, por exemplo, ou o aumento do ICMS, causam revolta. Não tiro a legitimidade de quem pensa assim. Apenas convido à reflexão: precisaríamos desses artifícios se cada um de nós pagasse seus impostos devidamente?
O Sonegômetro mostra em tempo real a sonegação de ICMS do RS. Esse recurso mostra que tudo seria tudo muito diferente se a sonegação não existisse. Há uma parte do setor privado que usa a infraestrutura que temos e todos os benefícios do setor público, mas não faz sua parte. Isso é injusto, porque impede que recursos sejam investidos em áreas como saúde, educação, lazer, cultura, segurança, e tantas outras. Sonegar imposto é punir o contribuinte!
O governador Sartori tem feito sua parte e sua administração tem recuperado importantes valores que haviam sido sonegados. O combate à sonegação também tem sido intensificado. Mas não é o suficiente. Para que possamos equilibrar a situação, é preciso envolvimento de cada um de nós.
Acompanhem o trabalho feito por servidores públicos no www.sonegometro-rs.org.br e entenderão melhor o que falo. Aproveito para parabenizar a AFOCEFE pela iniciativa. Precisamos usar a internet e espaços assim para aprofundarmos a transparência.