
…jogo delicado de experimentação. O nosso corpo vai tateando e testando aquilo que pode ou não pode. No fim das contas, para retomar o fio do nosso autor, éisso, em certo sentido, que o Espinosa vai chamar de liberdade. Não uma simples capacidade prévia de agir da maneira como quisermos, mas esse movimento de progressiva ordenação mais saudável da realidade (que implica sempre se deparar e aceitar com certos limites intransponíveis). E é por isso, também, que a liberdade não é algo para ele que é dado, mas que é construído a partir de um confronto constante com o real.
…amos absorvendo e compondo as nossas vidas de um modo que seja mais produtivo para as nossas vidas, de modo que possamos construir uma forma de vida em que possamos agir mais, ter mais capacidade. Não deixar a revisão que operamos o tempo inteiro como apenas dependende de certos acasos, mas nos …
…partir delas. Isso para mim é uma das grandes ferramentas de reorientação e navegação na realidade. Só a partir do momento que decompomos a realidade é que tornamos ela manipulável. É por isso que Platão irá dizer que obom filósofo é como um bom cozinheiro. Ele está preocupado em encontrar as juntas da reali…partir delas. Isso para mim é uma das grandes ferramentas de reorientação e navegação na realidade. Só a partir do momento que decompomos a realidade é que tornamos ela manipulável. É por isso que Platão irá dizer que obom filósofo é como um bom cozinheiro. Ele está preocupado em encontrar as juntas da realidade para realizar os cortes que tornam o mundo navegável. E é por isso que, claro, o limite dessas decomposições aparece na própria experiência, na nossa cap…