6 Razões para aprender a jogar Poker

Decidi escrever sobre esse esporte (sim, Poker é um esporte, irei explicar posteriormente o porquê) não só pela evidência que tem aumentado a cada dia, mas principalmente pelo quanto é interessante e abre nossos olhos para diversas outras coisas fora do jogo. O Poker pode parecer intimidante para quem não conhece e para os que veem como um jogo de azar, na visão de salas fechadas, regadas a bebida e charutos, onde se apostam fazendas, carros e até as próprias mulheres. Ainda podem existir, mas no momento não vem ao caso. Iremos nos concentrar no Poker competitivo ou torneio. 
Neste modo, é pago um valor de entrada que é disputado um prêmio que pode ser monetário ou não, como em qualquer outro esporte, recebe-se uma quantia igual de fichas para serem apostadas durante o torneio. Ao final, o vencedor é quem finaliza com todas as fichas.

1 — O Poker não é um jogo de Baralho e sim de Pessoas:

Ao sentar no início do jogo, percebe-se que há diversos perfis de pessoas em toda volta da mesa, com isso, entende-se que o melhor é adaptar-se a cada um para se obter a lucratividade em cima desses perfis. Assim como na vida, todos lidam com esses mesmos perfis e se faz necessário trabalhar com isso, seja na família, no trabalho, em uma roda de amigos ou até mesmo andando na rua. E para se adaptar, deve-se observar atentamente cada movimento, cada aposta, até mesmo o posicionamento do oponente na mesa, pois poderá transmitir diversas informações.

Final table WSOP 2015

2 — Nenhum jogo é igual.

Não há literalmente nenhuma repetição, pois cada mão é independente da última, joga-se de diversas formas, com pessoas diferentes, sempre havendo novas informações. Em outras palavras, você nunca saberá o que esperar, então nunca será repetitivo e monótono.

3 — Poker é um exercício para seu cérebro:

Você realmente começa a pensar sobre coisas que provavelmente nunca considerou (probabilidades, psicologia, blefe, foco, atenção, gestão de seu dinheiro, entre outros…). Neste ponto, o interessante é que se você quiser ser lucrativo dentro das mesas, sua vida fora dela poderá influenciar até 100% em seu rendimento: alimentação, meditação, estudos sobre técnicas do jogo e probabilidades, tomada de decisões e diversos outros pontos.

Posteriormente faremos um post com mais detalhes.

4 — Você poderá ganhar dinheiro:

Existem vários tipos de torneios, pagos e não pagos. Os famosos como Freerolls, que são torneios de entrada gratuita e prêmio estipulado pela casa (em dinheiro). Para quem gosta arriscar mais um pouco, existem torneios com entradas que variam de 10 centavos a milhares de dólares, então, por que não tentar? Além de não gastar nada, pode-se ganhar um prêmio em dinheiro. Na outra ponta, há torneios que a premiação poderá chegar a 7 milhões de dólares (como exemplo o WSOP — Word Series Of Poker que acontece em um circuito que passa em diversos países).

Qui Nguyen — Campeão Main Event do WSOP 2016–7 milhões de dólares

5 — Viajar ao mundo todo:

Imagine participar de um torneio de premiação de R$ 500.000,00 de frente para o mar? Existem torneios em Punta Del leste, Macau, Balneário Camboriú e diversos outros locais muito atraentes.

6 — Melhora sua tomada de decisões:

No Poker é ensinado as posições da mesa, onde haverá um botão chamado de Dealer, que roda em sentido horário e determina a melhor posição da mesa. Por que? Pelo simples motivo de ser o último a tomar a decisão.

Na vida é dessa forma, quando você toma a inciativa em uma negociação, por exemplo, sem antes obter informações, poderá jogar todo trabalho fora ou ser menos “ lucrativo” nessa negociação. Situação hipotética: você está e uma entrevista de emprego e antes de escutar a proposta da empresa diz que seu preço é X, porém a empresa estava disposta a pagar o dobro, mas você tomou a iniciativa mesmo sem antes obter as informações para estipular seu preço, assim ficando ótimo para empresa lhe pagar metade do valor que ela estava disposta. Então, escute mais e fale menos, avalie as propostas e obtenha as informações para uma boa decisão.

Se interessou? Acompanhe que posteriormente irei detalhar mais sobre este jogo tão interessante que a cada dia ganha mais adeptos no mundo todo, o POKER.