Design da sua vida — Como criar oportunidades

André Hotta
6 min readFeb 1, 2018

Recentemente saí das operações da Intexfy, startup no qual eu sou/era sócio, mas neste post não entrarei neste assunto. Talvez um dia eu escreva sobre minhas falhas e aprendizados, contudo hoje falarei sobre como criei novas oportunidades para a minha vida.

Bom, após decidir sair da minha empresa eu me vi na seguinte situação: acho que falhei, e agora? O que vou fazer da minha vida? Situação que muitos de vocês estão passando ou já passaram, mas diferente de muitas pessoas, isto não me abalou. Explicarei neste texto qual foi o processo que eu fiz para criar oportunidades que fossem interessantes para mim.

Antes eu gostaria de agradecer a minha amiga Mycaelle Beza por ter me dado de presente o livro O Design da Sua Vida — como criar uma vida boa e feliz de Bill Burnett e Dave Evans. Farei algumas citações do livro neste post.

1 - Organizar um tempo para pensar e refletir

A primeira coisa que fiz foi planejar uma viagem de 1 semana em algum lugar desconhecido onde eu pudesse me desconectar do mundo e me conectar com a natureza. Local escolhido foi o Pará, pois era o único estado que eu ainda não conhecia e estava na minha meta de vida pessoal conhecer os 26 estados e Distrito Federal até 2017.

Sem pensar muito comprei a passagem para Belém. A viagem foi simplesmente fantástica e amei a cultura e culinária paraense. Foi um momento onde eu pude me concentrar, pensar e refletir sobre a minha vida.

Viagem Pará — Dezembro 2017

Lá eu pude definir e rever algumas questões que eu acredito serem fundamentais para quem quer escolher a direção certa. Questões como: quem eu sou, no que eu acredito, o que estou fazendo, por que eu trabalho, pra que serve o trabalho, o que o dinheiro tem a ver com isso, o que define um bom trabalho pra mim, qual o significado e propósito da vida e qual é meu propósito.

“Você não tem como saber para onde vai sem saber onde está; Eu nem sempre sei para onde vou, mas posso sempre saber se estou indo na direção certa” — trechos do livro O design da sua vida.

2 - Reunir e criar opções

Segunda coisa que eu fiz foi marcar uma conversa com umas 20 pessoas que eu confio e gostaria de trabalhar. A conversa não foi no tom — oi, estou à procura de emprego. Foi mais um bate-papo informal apenas para falar sobre a vida, pedir dicas e conselhos, comunicar que estava saindo da startup e que estava buscando oportunidades.

A partir dessas conversas eu recebi 10 oportunidades de trabalhos em apenas 1 semana e meia. O mais interessante é que eu recebi propostas de vagas que não existiam, inclusive a vaga que estou hoje não existia. Metade dos empregos no mercado não são anunciados.

Utilizar sua rede de contatos é a melhor forma de conseguir oportunidades. Vale ressaltar que não é tão simples assim criar uma rede de contatos forte. É preciso anos de trabalho duro para desenvolvê-la. Em um outro artigo escreverei melhor como desenvolver o seu networking.

Lembre-se que o seu trabalho dos sonhos ou trabalho ideal não está te esperando. Você deve ir atrás dele e talvez você possa criá-lo.

3 - Filtrar e reduzir as oportunidades

Se você tem muitas opções, você realmente não tem nenhuma. Muitas opções só tem valor quando escolhidas e efetuadas. Com isso, das 10 eu selecionei de forma rápida as 4 que mais faziam sentido e que me identifiquei.

Após isso, marquei uma nova conversa para saber mais detalhes sobre essas 4 oportunidades e criei uma planilha no excel (sim, eu sei que sou engenheiro nerd!). Nessa planilha eu coloquei 5 fatores que influenciariam minha decisão: propósito, futuro, valores (cultura), financeiro e qualidade de vida. Coloquei pesos em cada um dos fatores e os avaliei de 1 a 5 pontos e no final somei tudo.

Matriz de oportunidades

Por que fazer uma matriz? Já vi alguns amigos mudarem ou escolherem o emprego para ganhar R$ 500 a mais por mês e depois ficarem presos em um trabalho que não gostam e sem perspectiva de crescimento pessoal e profissional. Ela é importante pois te ajudará a tomar uma melhor decisão baseada em outros fatores e não só pelo dinheiro.

Após isso, marquei uma nova conversa com as 2 oportunidades com as maiores notas. Depois de um tempo acabei decidindo e escolhi a aceleradora Darwin.

Eu e o Mike

Por que escolhi a Darwin Startups? O propósito, cultura e valores da Darwin estão alinhados de certa forma com o meu, que é “tornar o mundo mais empreendedor”. Alinhado a isso acredito também que a Darwin pode me proporcionar aprendizados e experiência que busco para o meu futuro.

Outro ponto que pesou foi a cidade. Amo morar em Florianópolis, aqui além de ter uma excelente qualidade de vida, é também referência quando se fala em startups. Já em relação ao financeiro, apesar de ter recebido propostas de outras cidades com valores maiores, considerei também o custo de vida de cada uma.

Mas o que é a Darwin? É uma equipe de profissionais, empresas e mentores prontos para te ajudar a evoluir por meio de um programa de aceleração de startups de 4 meses.

Quer ajuda para acelerar sua startup? Se inscreva no nosso programa de aceleração que está aberto com turmas em São Paulo e Floripa ou entre em contato comigo para tirar dúvidas. Estou à disposição para ajudá-los.

Obs: se você leu este artigo e for se inscrever você pode adicionar meu nome no campo “alguém te recomenda” do formulário de inscrição.

4 - Acertei na decisão?

Não sei e também não me importo muito. Só sei que focarei ao máximo para dar o meu melhor na Darwin. Estou feliz e me sentindo muito bem, pois o time é incrível e agradeço demais o Mateus Eckert Xavier e Marcos Mueller pela oportunidade.

Acredito que não devemos ficar pensando e sonhando com que poderia ter sido melhor. É muito comum as pessoas desperdiçarem seus futuros esperando um passado melhor. Parem com isso e apenas sigam em frente.

“A vida é um processo, não um resultado. Abrace as falhas, as fraquezas, os enormes problemas e todas as coisas que aconteceram sobre as quais você não tem o menor controle. Elas são o que fazem a vida valer a pena — trecho do livro O design da sua vida”

--

--

André Hotta
André Hotta

Written by André Hotta

Just a happy guy who works hard to make the world more entrepreneurial