Como ser feliz o tempo todo?
Tl;dr: Não tem jeito! Sorry!
Eu me incomodo muito com essa ideia de que sempre devemos fazer aquilo que nos faz bem e feliz. Essa ideia de que se estamos com algum problema ou se estamos tristes, devemos focar no lado positivo do problema e procurar fazer alguma coisa pra ficar feliz novamente. Esse tipo de ideia é ruim, maldosa e, arrisco dizer, é responsável por grande parte da ansiedade e angústia que sentimos o tempo inteiro.
Deixa eu te contar como a vida funciona: às vezes tá tudo bom. Às vezes tá tudo uma merda!
E não tem como fugir disso. Imagina que você estudou o ano inteiro pra fazer a prova do ENEM. Você deixou de sair com seus amigos; deixou de ir aos eventos da família; deletou o Facebook pra não correr o risco de procrastinar; desativou a sua conta na melhor rede social do mundo pra não gastar tempo lendo as lamúrias dos outros ou stalkeando o crush. Você passou o ano inteiro focado(a) nos estudos pra chegar no final, você tirar uma nota tão ruim que ficaria na terceira chamada do jardim de infância que tem no seu bairro. É ruim. Você vai ficar triste. E ponto final. Faz parte da vida.
Mas e aí? O que eu faço, então? Simples: Não faz porra nenhuma! Fica triste! Chora! Fica na fossa até você perceber o que está errado. Tristeza não existe à toa. Tristeza serve pra te mostrar que alguma coisa não está no lugar: seja seus valores, suas preocupações ou suas ações. Tristeza é uma espécie de pedala Robinho que te fala: "Porra, mano(a)! Presta atenção no que realmente importa, carai!".
A vida é complicada. Muitas vezes a gente acaba fazendo coisas que nem são tão importantes pra gente. E com isso, a gente acaba preocupando com coisas que não deveriam nos preocupar. E mais importante ainda: nos preocupamos com coisas que não podemos controlar. Às vezes a ficamos tristes por que fulano não nos respondeu no WhatsApp e pensamos: "Poxa! Fulano não gosta de mim!". A verdade é que você não vai controlar se alguém gosta de você ou não. Isso não depende de você. Você pode, obviamente, fazer coisas que contribuam para que a pessoa goste ou não de você, mas no fundo, isso não depende de você. O que depende de você (e você pode controlar) é a maneira como você reage ao fato da pessoa não ter respondido a sua mensagem no WhatsApp. Se esse fato te deixou triste, você está na verdade tomando um pedala Robinho: "Sério que você ficou triste com isso? Porra! Acorda véi! Presta atenção no que realmente importa!"
Ser feliz é difícil. Pra ser feliz de verdade, a gente precisa (1) descobrir quais são nossos defeitos e fraquezas, (2) enfrentar todos esses defeitos e essas fraquezas e (3) descobrir aquilo que realmente importa pra gente (também conhecido como nossos valores). A nossa vida nada mais é que um jogo de tomadas de decisões. Estamos o tempo todo decidindo alguma coisa: o que fazer quando ela não responde minha mensagem? Devo perdoar a traição? Será que junto dinheiro pra comprar um Tesla? E as ações que decidimos tomar definem nossos valores. E mesmo que passemos a maior parte do tempo culpando os outros pelas nossas ações (e.g., Eu nunca vou perdoar meu ex por que ele me traiu), no final das contas, a escolha é sempre nossa.
Quando você ficar triste, comece a questionar suas ações e comece a entender seus valores. Comece a colocar a culpa em você mesmo, pois suas ações são as únicas coisas que você consegue realmente controlar. E, por consequência, é a única coisa que você consegue mudar.