Hey, presta atenção aqui!!!

Andre L. Souza, Ph.D
4 min readMar 4, 2019

--

O que eu mais ouço hoje em dia são pessoas reclamando que não têm tempo pra nada, estão constantemente ansiosas e não sabem o que fazer pra serem felizes de verdade. Não é a toa que a Internet está cheia de dicas de como organizar seu tempo (o que, em inglês as pessoas chamam de time management), como ser mais produtivo e como usar isso tudo pra ser uma pessoa mais feliz.

Eu não tenho dúvidas que organizar seu dia ou semana vai de fato te trazer benefícios, te fazer mais produtivo e, em certa medida, te fazer um pouco mais feliz. No entanto, é muito comum ver pessoas que, mesmo depois de toda essa organização, ainda se sentem ansiosas, infelizes e até mesmo improdutivas. Será que estão fazendo alguma coisa errada?

Em certa medida, sim. Pessoas bem sucedidas (não só em termos financeiros, mas em termos de qualidade de vida e felicidade) são pessoas que fazem bem duas coisas: (1) elas prestam atenção em detalhes e (2) elas organizam a atenção delas (não só agenda delas). Oi? Como assim?

Sendo bem direto: hoje em dias as pessoas fazem um monte de coisa ao mesmo tempo: lêem e-mails enquanto comem; olham as fotos da Beyoncé no Instagram enquanto conversam com o marido; ouvem audiolivros enquanto dirigem; ou respondem ao grupo da família enquanto lêem essa postagem. A gente parece nunca fazer uma coisa só. E a verdade é que, no fundo, a gente nunca faz duas ou mais coisas ao mesmo tempo. O que acontece é que a gente "troca" a nossa atenção constantemente (e muito rapidamente) entre uma coisa e outra: quando estamos olhando o Insta, não estamos de fato prestando atenção no que o outro está falando. Quando estamos falando com alguém, não estamos de fato prestando atenção na foto do Insta. E como a gente troca a atenção muito rápido, a gente tem a sensação de que estamos de fato fazendo duas ou mais coisas ao mesmo tempo. Mas no fundo, não estamos não.

Mas e aí? Isso é ruim? Depende! Alguns estudos sugerem que a nossa capacidade de aprender coisas novas quando nossa atenção não está 100% focada no que precisamos aprender é significativamente menor. Então quando você está lavando louça e ouvindo um audiobook sobre redes neurais, você não está de fato aproveitando todo o seu potencial de aprendizagem. Em termos mais gerais, fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo diminui a sua capacidade de prestar atenção a detalhes que são importante no processo de aprendizagem. E por que isso é importante?

O que geralmente faz a diferença nas suas relações pessoais e profissionais é a capacidade que você tem de ver coisas que não são facilmente vistas pela maioria das pessoas. E isso demanda atenção. 100% de atenção. Um exemplo: em Dezembro do ano passado (2018), eu passei uns dias na Indonésia. Em uma das reuniões que fiz com uma autoridade local, ao cumprimentá-lo, eu percebi que ele tremia muito. Eu havia lido antes (e foi algo que eu prestei bem atenção) que em algumas regiões da Indonésia (exatamente a região onde eu estava), jornalistas não eram bem vindos. Percebi pelo tremor e pelo tom de voz que ele não estava confortável com a minha presença. Ele achava que eu era um jornalista. Então comecei a nossa conversa dizendo que como eu, como uma pessoa que NÃO era um jornalista, não sabia muito bem conduzir a conversa. Pareceu mágica! Ele ficou bem mais confortável e a conversa fluiu legal para nós dois.

Nas suas relações pessoais, isso também pode fazer uma diferença grande. Uma das coisas que fazem casais serem bem-sucedidos é a intimidade e a confiança que desenvolvem com relação ao outro. Não estou falando de intimidade de mandar nudes um pro outro. Estou falando da intimidade que se manifesta em entender o outro. E essa intimidade nunca é completa sem que você conheça detalhes sutis sobre a outra pessoa. As vezes o tom de voz do seu parceiro(a) te diz se ele/ela está bem ou não, o que te possibilita fazer alguma coisa sem que isso lhe seja solicitado. E se você não estiver 100% focado na conversa ou interação, vai ser difícil perceber esses detalhes. As vezes uma coisa que sua mãe te diz enquanto você está olhando a foto da Beyoncé no Instagram poderia fazer uma diferença grande na relação que você tem com ela.

Mas e aí? Como fazer melhor? Foque sua atenção naquilo que é importante! Faça um experimento. Tente essa semana, pelo menos por alguns minutos ou horas, dedicar sua atenção 100% para uma coisa, seja essa coisa a leitura de um livro, uma conversa com sua namorada ou um tempo sentado pensando em você. Se desligue das distrações. Sente pra conversar com sua mãe e deixe o celular desligado na gaveta, desligue a televisão e preste atenção no que ela tem a te dizer e como ela diz o que ela tem a te dizer. Sente pra ler alguma coisa e desligue qualquer distração exterior. Você pode não perceber o efeito imediatamente, mas certamente vai ver alguns benefícios a longo prazo: seja em termos de uma memória melhor sobre o que leu, seja em termos de um relacionamento mais forte e legal. É só prestar mais atenção!!!

--

--