Em uma de minhas últimas aulas, contava ao meus alunos como Santo Agostinho em suas reflexões filosóficas e teológicas havia chegado à conclusão de que Deus fala ao homem no interior da alma.

De pronto, me vieram duas perguntas escandalosas: onde fica o interior da alma?; como posso situá-lo diretamente na experiência dessas crianças? Parecia que eu mesmo ainda não havia parado para tentar reconhecer este lugar.

Fiquei alguns segundos meditando sobre a questão – e algo iluminou-se na minha cabeça de girico. …


Imagem / O “Mito de Argos”, de Salvador Dali

Uma das histórias que mais gosto da mitologia grega é a narrativa de Argos — em sua interpretação popular. Esse ser mitológico é descrito como um gigante de cem olhos, que, famoso por sua grande capacidade de proteção e vigilância, teria recebido de Hera uma missão quase impossível: vigiar uma pretensa amante de Zeus, a jovem Io — Europa, na versão latina — e impedir mais uma traição do filho de Chronos.

Quando Hera estava prestes a desmascarar a pulada de cerca do regente do Olimpo, Io fora transformada por este em vaca e colocada a pastar nos campos. A…


Um conceito filosófico, conhecido por todos, é o devir (vir-a-ser). Ele significa a mudança e o movimento que percebe em toda a realidade — que seria o princípio fundamental do universo, segundo o obscuro Heráclito.

Conforme Aristóteles, o processo de geração (vir-a-ser) é “alteração ou mudança em geral, em que as coisas são movidas continuamente em uma marcha sucessiva” (337a35).

O movimento alcança toda a realidade imanente — em um modo circular, como a contínua passagem das horas ou como as voltas do vento. A última imagem recorda a passagem do Eclesiastes (1.14b): …


Cena de animação de 谢承霖

Tenho me ocupado com a reflexão de sutis formas de aprisionamento em nosso mundo contemporâneo. Na verdade, engano-me: a expressão mais precisa seria “sobre as formas de acorrentamento”. Gravei alguns episódios de nosso podcast, descrevendo as críticas do filósofo Byung-Chul Han ao sistema neoliberal. É algo que tenho feito à revelia de um certo desprezo destinado por muitos amigos aos filósofos não-conservadores.

Um dos argumentos contra aqueles pensadores mais alinhados à esquerda é que seus conceitos e categorias são meras abstrações sem cópula na realidade. Ora, com certeza deve ser uma preocupação de qualquer ouvinte ou leitor verificar se o…


King Midas / Fonte / Painting Valley

Há alguns anos ocorre-me frequentemente refletir sobre a ideia de formação, principalmente reconhecendo nela o percurso da vida como um todo. Foi a experiência religiosa que me fez compreender a minha necessidade de crescimento e de desenvolvimento. Olhar no espelho e reconhecer a nossa incompletude é uma das sinas dos homens.

Na caminhada com Cristo, deparei-me com a possibilidade da vida do espírito e de prosseguir o cultivo da inteligência. Passei então a compreender a intelectualidade como um fortalecimento do ser. Obviamente, muitos dilemas interiores surgem no caminho — a arrogância, o isolamento, os maus hábitos, a inveja etc

Contudo…


Plataformas digitais: opção para manter escolas particulares funcionando durante a pandemia

Voltamos à questão do ensino digital e como ele tem sido utilizado por escolas particulares nos últimos meses de quarentena no Brasil. Viu-se que escolas da rede de ensino privada, sem muita ponderação, optaram, num esforço por manter a continuidade de suas atividades, pela reprodução da estrutura tradicional por meio de vídeoaulas em plataformas de transmissão ao vivo.

A vantagem, alegou-se, é que bastava adequação estrutural: o uso de celular ou do computador conectado à internet para se ter uma dinâmica da vida escolar semelhante à convencional.

O resultado é que os alunos passaram então a utilizar plataformas como Google…


Plataforma do Classroom tem sido saída para escolas durante a crise sanitária

Se já havia um grande temor de que a educação na era digital — e sua maior promessa, a efetiva educação à distância — pudesse se transformar em um aparelho de opressão humano, esse alerta parece ter se concretizado na rede de ensino particular do Brasil durante a pandemia.

O risco de a tecnologia ser base para um sistema de controle da existência humana foi o argumento de muitos livros, filmes, séries e etc. Como não lembrarmos de Matrix? Em 1999, li um livro que marcou o início de minha adolescência: Doador, de Lois Lowry. …


Trecho do Alcebíades I, diálogo de Platão

Alguns séculos atrás, iniciou-se uma grande discussão sobre como se deve ler os textos platônicos. Um dos métodos interpretativos de Platão mais famosos ao longo da história foi elaborado pelo hermeneuta Friedrich Schleiermacher (1768–1834). Duas correntes influenciaram a constituição do método: o romantismo alemão e o princípio da autarquia do texto escrito (sola scriptura), herdado do protestantismo luterano.

O pensador germânico orientava a sua interpretação dos textos de Platão a partir de quatro linhas: 1) a filosofia platônica poderia ser conhecida apenas nos textos escritos pelo filósofo; 2) o diálogo literário de Platão seria o modo de comunicação filosófico por…


Alcebíades e Sócrates leem texto e conversam.

Quando começamos a falar parece que se inicia uma inversão — dizer é responder ao mundo. Tal como faz uma criança que grita ao ver um gatinho, nossas conversas se iniciam com um estímulo interior ou exterior.

Lyotard escreve que o ato de filosofar é um ato de desejo — porque se inicia e se baseia em perguntas. Perguntamos porque desejamos saber de algo, porque nossa atenção e interesse foram capturados. A perspectiva fica mais clara quando entendemos que o diálogo é um procedimento fundamental da atividade filosófica.

Sócrates foi o grande mestre do dia-leghéin na Grécia Antiga. Era aquele…


Cena de O Grande Ditador, de Chaplin

Por trás da palavra “fascismo”, há uma multiplicidade de definições e de enfoques. Cada enfoque acentua um traço do fenômeno político. Um dos principais usos para o vocábulo fascismo é aquele que faz referência ao contexto histórico original: o Fascismo italiano.

O segundo uso da palavra “fascismo” liga-se à expansão internacional do movimento fascista italiano. Por exemplo, o avanço do nacional-socialismo na Alemanha reuniu as características ideológicas, organizacionais e os fins políticos. Fundou-se, assim, uma analogia entre o fascismo italiano e um fascismo alemão.

O terceiro uso da categoria política é o mais problemático, sendo aquele que resultou em toda…

André Lisboa

Professor, mestre em Filosofia.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store