POR QUE QUER SABER MINHA PRETENSÃO SALARIAL?

Vários processos seletivos pedem que o candidato revele sua pretensão salarial.

Toda atividade profissional já tem um valor de mercado. Com uma simples pesquisa já temos a média de salarial de qualquer função que seja.

Ai fica a dúvida: Por que é que vários recrutadores a pedem? Arrisco alguns palpites.

Quanto a empresa cria uma vaga, já sabe a faixa salarial que a mesma se enquadra.

Acontece que como a oferta de trabalho é grande e a demanda de profissionais também entramos em um conflito de um lado o candidato que quer maximizar seus rendimentos, enquanto o contratante tenta minimizar seus custos. Ao lançar a famosa pergunta “qual sua pretensão salarial?”, a empresa esta buscando o melhor profissional possível com o menor custo. Não podemos nos enganar. Nesse caso em específico, o menor custo é sem dúvida muito mais importante que qualidade.

Exemplificando:

Se uma empresa deseja pagar 10 mil reais para uma determinada vaga e a mesma encontrar um bom profissional com uma pretensão menor, 5 mil, melhor para ela. Ai conseguimos ver a real utilidade da pergunta, porque oferecer 10 mil a um profissional que esta almejando 5 mil, vou ter mais dinheiro em caixa ou até mesmo posso dizer que o setor economizou 5 mil reais com essa contratação. É uma lógica muito deprimente, mas muito presente no mercado de trabalho hoje em dia.

Por outro lado temos empresas que definem um alvo e acabam não se apegando a realidade salarial do candidato. Visando trazer um ótimo profissional para o time, mesmo havendo um aumento de 100% em relação ao último pagamento, não importa, pois tudo já esta devidamente definido. Para estas empresas o que mais importa é reconhecer o valor da contribuição e bagagem que esse novo colaborador pode lhes oferecer ofertando ao mesmo a melhor condição possível.

Por isso, perguntar sobre “pretensão salarial” ao candidato é besteira, pois a resposta deveria ser uma única: receber o melhor valor possível! Sabemos que no momento atual de crise acaba colocando o desempregado em uma situação muito desfavorável para negociar o salário ideal, mas sempre procure valorizar seu trabalho, toda a bagagem que trouxe até o momento e todo valor que você levará para a empresa em que estiver.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.