5 Sinais de Infestação de Cupim em sua Residência.

André Torrens
4 min readAug 26, 2022

--

Identificação
Cupins de madeira úmida infestam a madeira molhada ao ar livre, os de madeira seca fazem ninhos em edifícios, os subterrâneos atacam árvores e fundações de casas. Os cupins de Formosa, ou “super cupins”, são uma espécie agressiva que mastiga madeira, plástico, gesso e até mesmo o cobre fino e chumbo leve. De acordo com site de controle de pragas especializado em cupins Oceânica Litoral. Dependendo do tempo de infestação, os prejuízos podem ser imensuráveis.

Madeira destruída por infestação de cupins.

Doenças de cupins
Nenhuma doença específica foi jamais ligada aos cupins ou suas infestações. Embora as infestações de cupins não causem doenças, elas podem causar graves reações alérgicas ou ataques de asma. Os sistemas de aquecimento e ventilação podem expor poeira e partículas de ninhos de cupins.

Os cupins criam ninhos cimentando solo e madeira, com sua saliva e fezes. A exposição as partículas de saliva e fezes dos ninhos de cupins pode desencadear alergias e asma.

Cupins podém causar graves problemas de asma e alergias.

1. Madeira Quebradiça

Infelizmente, muitas pessoas só notam o prejuízo causado pelos cupins quando é tarde demais. Como a praga devora os móveis de dentro para fora, a superfície permanece intacta. Só que, lá no interior, as galerias e os túneis escavados tornam a estrutura toda oca.

No fim, sobra apenas uma casca bastando encostar no objeto para ele se esfarelar como se fosse papel molhado ou folha seca de árvore. Triste, né?

Em situações específicas, a quantidade de insetos é tão grande que dá até para ouvir barulhos. Os estalos da estrutura sendo destruída não são muito comuns, mas há possibilidade.

2. Farelos

O farelo de cupim geralmente se parece com serragem. São pequenas esferas granuladas que surgem na quina da porta, dentro das gavetas ou próximo aos móveis.

Sabe o que é isso? Excremento. Cocô de cupim.

Os resíduos aparecem quando a infestação já está num nível extremamente grave. É que os insetos vão escavando galerias dentro da madeira. Quando a colônia fica grande demais, aí eles precisam expulsar os detritos de alguma forma.

Vale lembrar que outra espécie invasora também deixa uma sujeira similar. A broca, um besouro que destrói madeira, faz um farelinho bem fino. Na dúvida, chame uma imunizadora especializada em controle de cupins e brocas para realizar uma inspeção técnica e identificar qual é a praga.

3. Orifícios

Cupins são tão pequenos que podem invadir as estruturas a partir de qualquer fresta. Basta uma rachadura no móvel, ou um rodapé sem acabamento, e pronto: logo as criaturas se instalam ali dentro. Muitas nunca saem à superfície, por isso às vezes é tão difícil notar o rastro de destruição.

Nos casos graves de infestação por cupim, também é possível perceber pequenos furinhos na madeira ou na alvenaria. Eles têm cerca de 1mm de diâmetro. Por ali os bichos entram e saem, além de expelir o famigerado farelo.

Um detalhe muito importante: a praga não fica só na madeira. Qualquer material celulósico pode ser atacado. Isso inclui gesso acartonado (drywall), papel de parede, tecidos, telhados e tetos, documentos armazenados, fios de luz e dutos elétricos. Dessa forma, podem inclusive provocar curtos-circuitos que provocam graves acidentes.

4. Asas e Revoada

Você provavelmente já viu uma revoada de cupins na primavera. Chamados popularmente de siriris ou aleluias, esses insetos são os reprodutores da colônia. Eles têm a missão de sair à procura de parceiros para se reproduzir e dar origem à novos membros.

Quando os cupins alados escolhem um local para fixar morada, eles perdem as asas. Ou seja: se você encontrou diversas dessas asinhas em casa, é porque tem uma infestação de destruidores lhe fazendo companhia. Talvez ainda não tenham causado estragos muito importantes, mas, acredite, eles estão por aí e sem o devido tratamento técnico em breve terá serios problemas.

Revoadas de cupins que assolam o litoral e as cidades de Guarujá, Santos, São Vicente, Bertioga, Praia Grade, Cubatão, São Sebastião entre outras.

5. Túneis de Terra, Cupim de Solo e Barreira Química

A infestação de cupim de madeira seca nem sempre é o único problema. Outra espécie altamente nociva é o chamado cupim de solo.

Ele vive na terra, pois prefere a umidade. Por isso, constrói túneis de lama nas paredes para ir em busca do alimento sem ter contato com a luz do sol.

A espécie conta com mandíbulas poderosas, capazes de devorar quase qualquer obstáculo para chegar ao alvo. Paredes de concreto e estruturas podem ficar bastante danificadas, inclusive causando riscos de queda.

Dica:

Contrate um especialista para lhe ajudar com a situação, evitando dessa forma enormes prejuízos, percas, assim como riscos de acidentes ou doenças para você e sua família. Acaba saindo infinitamente mais barato (custo/benefício) e eficaz do que tentar resolver sozinho por meios caseiros e ineficazes, onde na maioria das vezes estará apenas alimentando ainda mais a infestação e espalhando os insetos por outros cômodos da residência.

Forma incorreta de se tratar uma infestação de cupins.

--

--

André Torrens
André Torrens

No responses yet