Cidadania Financeira: Banco Central oferece cursos gratuitos de Gestão de Finanças Pessoais
O Banco Central atento à sua educação e inclusão financeira.

O Programa Cidadania Financeira, projeto do Banco Central que visa promover a educação financeira e o acesso a informações sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN), melhorando a qualidade do relacionamento entre o cidadão e as instituições que compõe o SFN.
“Cidadania Financeira é um conceito relativo aos direitos e deveres do cidadão quando o assunto é sua vida financeira.”
O Programa está alinhado à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e ao Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional, no âmbito da Parceria Nacional para Inclusão Financeira - e possui 3 frentes:
- Gestão de Finanças Pessoais;
- Relacionamento do cidadão com o SFN; e
- Relacionamento das instituições financeiras com o cidadão.

São 7 perfis pré-selecionados pelo programa, que vão desde o “eu estou endividado” até “trabalho com a Defesa do Consumidor”, passando por “quero me planejar” e “quero aprender a poupar e a investir”.
Ao se cadastrar, existem dois tipos de treinamentos: um para qualquer cidadão e outro para membros de instituições que fecham parcerias com o Banco Central e personalizam os objetivos dos seus cursos, como é o caso do Exército Brasileiro.
Um exemplo disso é o curso de Gestão de Finanças Pessoais, que está disponível nas duas versões: com e sem “convênio”.

Vale lembrar que todos os cursos são gratuitos, além de didáticos e interativos, porém um pouco “genéricos”, uma vez que visam atender pessoas de diferentes níveis sócio-econômicos.
Para se cadastrar, visite o site https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br.

Bons estudos!