25 hábitos que farão de você mais inteligente

1 — Pense em 10 novas ideias todos os dias

Pense em como reduzir a pobreza, como resolver um problema diário que você tenha, ideias interessantes para novos filmes, qualquer coisa. Não interessa muito o assunto no qual suas ideias estão inseridas, contanto que você ponha seu cérebro para trabalhar, deixando a ideia robusta, em detalhes. Quem sabe não vira um plano de negócio?

2 — Leia o jornal

Esse hábito te ajuda a ficar consciente de tudo que acontece de importante e relevante no mundo ao seu redor. Lendo as notícias você aprende a formar suas próprias opiniões e fazer conexões entre assuntos, aparentemente, não relacionados.

3 — Faça o “Advogado do Diabo”

Pegue algo que tenha aprendido recentemente e expresse uma opinião que não seria óbvia para você acerca do assunto. Tente procurar evidências para suportar sua opinião e esteja aberto para a possibilidade de novas provas mudarem sua opinião. Repita esse processo todo dia e você se tornará melhor em pensar “fora da caixa”.

Se você se sentir “empacado”, tente ler e criticar os editoriais dos jornais. Eles podem te ajudar a entender como as outras pessoas formam argumentos e expressam suas opiniões.

4 — Leia um capítulo de livro

Almeje ler um livro por semana. Você pode sempre encontrar pequenos espaços de tempo ao longo do dia para ler, seja no trajeto para o trabalho ou enquanto espera por algum serviço. Livros de ficção são ótimos para entender os personagens e ser absorvido por outra perspectiva, enquanto não-ficção é ótimo para te introduzir novos assuntos.

5 — Ao invés de assistir televisão, assista a vídeos educacionais

Ás vezes, é mais divertido assistir a programas sobre um assunto que você ama do que ler a seu respeito, e você pode aprender muito através das experiências de outras pessoas.

Você pode assistir a TED Talks, ou tutoriais no YouTube. Em vídeos a informação é, frequentemente, apresentada de forma mais digestiva e memorável.

6 — Assine newsletters com informações interessantes

Siga perfis interessantes no Facebook, Twitter e LinkedIn para sempre aprender algo novo quando você olha seu feed.

7 — Visite suas fontes de conhecimento favoritas

Tente visitar blogs especialistas em assuntos de interesse e pesquisar sobre sites que abordam seus temas preferidos todos os dias.

8 — Compartilhe o que aprendeu com outras pessoas

Se você tem alguém com quem debater e analisar ideias, um pode acrescentar conhecimento ao outro, além de ganhar novas perspectivas. Além disso, ao explicar ideias para outra pessoa, significa que você domina o assunto o suficiente para passa-lo adiante.

9 — Tenha 2 listas de afazeres: uma para habilidades referentes ao trabalho que você queira aprender agora e outra para objetivos futuros

Para ambas as listas, decida o que você quer aprender, compile fontes que te ensinarão essas habilidades e trabalhe em cada uma todos os dias.
Por exemplo, se você trabalha em uma empresa de tecnologia, pode querer aprender sobre diferentes tipos de programação (Java, SQL), logo, você pode se dedicar um dia a aprender tudo sobre Java e outro dia para aprender sobre SQL.

Para a segunda lista, você pode pensar em longo prazo. Onde você se vê em alguns anos, qual seu objetivo profissional, em que área deseja trabalhar. Escreva cada passo que você precisa dar para atingir ao objetivo final e vá, aos poucos, realizando as ações da lista.

10 — Faça uma lista de “Realizados”

Ao fim de cada dia, escreva em uma lista as atividades que você completou e os objetivos que conseguiu atingir. Isso te ajuda a se sentir melhor com suas realizações, especialmente se está se sentindo desestimulado. Esse passo também ajuda a enxergar quão produtivo você foi e ajustar sua lista de afazeres para o próximo dia.

11 — Comece uma lista “Parar de Fazer”

Para desanuviar a mente, tome nota de tudo de irrelevante com o que você gasta seu tempo. Quebre hábitos antigos, crie novos e melhores hábitos. Como diz Warren Buffet: “A diferença entre pessoas bem sucedidas e pessoas extremamente bem sucedidas é que pessoas extremamente bem sucedidas dizem ‘não’ para quase tudo.”

12 — Escreva o que aprende

Você pode começar um blog, usar um app ou até mesmo um caderno para tomar nota de tudo que você aprendeu. Além de ser uma ótima maneira de acompanhar tudo o que está fazendo, pode ser, também, uma boa fonte de motivação. Você vai querer aprender mais se souber que, ao fim do dia, vai ter que por no papel o que você sabe.

13 — Estimule sua mente

Atividades físicas diárias são uma ótima maneira de deixar seu cérebro oxigenado e manter sua saúde mental. Também são ótimas para pensar em decisões difíceis ou processar novas informações.

14 — Faça cursos online

Não se comprometa demais, faça um ou dois cursos para ter certeza de que se dedicará a eles. Com cursos online você sabe que terá atividades todos os dias, logo, fica fácil encaixar em sua rotina.

15 — Converse com pessoas que você julgue interessantes

Mesmo que não as conheça, não tenha medo de se aproximar. Pergunte sobre seus interesses e como chegaram até ali. É possível aprender muito com pessoas que não conhecemos.

16 — Ande com pessoas que são mais inteligentes que você

Passe o máximo de tempo possível com pessoas inteligentes. Todos os dias você deve se esforçar para tomar um café ou fazer uma caminhada com alguém que te inspire.

Seja sempre humilde e ávido a aprender. Faça muitas perguntas. Se você está cercado por pessoas que sabem mais do que você, não terá escolha senão aprender mais.

17 — Siga seus questionamentos

Se você vir ou ouvir sobre algo interessante, não deixe o momento passar. Seja curioso e ache as respostas para o seu questionamento.

18 — Use um aplicativo de palavra do dia

Esse tipo de ação ajuda a melhorar seu vocabulário e te tornar até mais eloquente em suas interações diárias.

Você pode até tentar aprender novos vocabulários em outras línguas. Todos os dias, tente acrescentar de 5 a 10 palavras ao vocabulário estrangeiro que está tentando aprender.

19 — Faça algo que dê medo

Sair da nossa zona de conforto sempre faz de nós mais sábios. Se esforce todo dia um pouco mais. Tente falar em público, apresentar uma proposta para os colegas no trabalho ou tentar se aproximar de alguém que admira através de um email ou mensagem.

20 — Explore novas áreas

Se você não pode viajar sempre, tente achar coisas novas em sua cidade. Você conhecerá pessoas diferentes, aprender novos fatos e entender algo novo sobre o mundo. É muito mais produtivo do que ficar em casa assistindo televisão.

21 — Jogue jogos inteligentes

Alguns jogos, como xadrez e palavras cruzadas expandem sua mente. Desafie-se quando jogar. Por exemplo, jogue palavras cruzadas sem dicionário. Você pode apostar em quebra-cabeças e Sudoku também.

22 — Separe um tempo para não fazer nada

Às vezes, sentar em silêncio pode te ajudar a se inspirar e refletir sobre o seu dia.

23 — Adote um hobby produtivo

Se você faz algo no qual pode trabalhar todos os dias, como tricotar, tocar um instrumento ou ler, você pode ativamente aprender mais apenas fazendo-o. Por exemplo, você pode querer tocar uma nova música todos dia, ler um livro de física, escrever algumas páginas de um romance ou aprender uma nova habilidade no computador.

24 — Use o que aprendeu

Se você recentemente aprendeu um novo código ou a tocar um instrumento, certifique-se de que está usando essa habilidade frequentemente em sua vida. Aprender fazendo é um dos modos mais eficientes de se tornar mais inteligente.

25 — Exercite-se e tenha uma dieta saudável

Opte por comidas que alimentem seu pensamento, evite álcool e refeições pesadas que o deixam letárgico. Quando a energia tiver uma queda, dê uma volta. “Quanto mais sangue circulando no seu cérebro, melhor será sua performance. Grandes pensadores como Mahatma Gandhi e Charles Darwin eram famosos por suas longas caminhadas.” — Janne Piiroinen

Fonte: Time Magazine