Estilo Clássico

Tradição que nunca sai de moda

Image for post
Image for post
Foto: Casa Vogue — Clássico Americano / Projeto: Jamie Drake

Olá! Seja bem vindo ao arquitetura.sem.tortura!

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o estilo Clássico de decoração, um estilo que reúne elementos que ultrapassaram a história e continuam agradando a gregos e troianos.

Como o próprio nome já diz, remete ao período Clássico e reúne características da Antiguidade grega e romana. Desde sua origem, até suas reproduções mais expressivas, sempre foi marcado por linhas elegantes, valorizando materiais como os mármores mais raros (sobretudo os brancos) e as madeiras nobres e, também, os mobiliários de design mais suntuoso e, por isso mesmo, acessível, apenas, aos integrantes das classes sociais mais abastadas, de modo particular, à realeza dos períodos monárquicos, sendo objeto de ostentação e poder.

Como contempla alguns traços e elementos que nunca saem de moda, acompanhou as evoluções históricas e culturais, independente de quaisquer modismos, sendo resgatado e revisitado, até hoje, na íntegra ou como parte integrante em projetos de outros estilos de decoração.

Os móveis caracterizam-se por peças talhadas, com elementos bem torneados evidentes e curvos. Na íntegra, são relativamente grandes e, por isso, pedem ambientes mais amplos e altos. Porém, se você é amante do estilo Clássico, não desanime! Você poderá encontrar algumas releituras e reproduções desse estilo, em mobiliários de tamanho menor (principalmente cadeiras, cômodas, mesinhas e poltronas) que carregam as volutas, capitonés, botonés e tornos, dentre outros elementos, em sua composição.

Com relação às cores, a paleta clássica busca criar ambientes dramáticos, predominando os elementos pastéis combinados com o bordeaux, o verde-esmeralda, o azul-marinho e até mesmo o preto. Há alguns exemplares e releituras que sugerem um ambiente inteiro, com todas as paredes em um único tom dos mencionados. Também é possível adicionar detalhes dourados ou prateados e o ferrugem, além de tecidos e papéis de parede com estampas ou relevos florais, listrados ou arabescados.

Na produção (objetos e acessórios), vale investir em obras de arte atemporais (como paisagens, flores ou naturezas mortas, por exemplo), tapeçarias ornamentadas, candelabros, bustos, lustres com pingentes de cristal ou vidro, arranjos florais, espelhos e vasos de cristal e porcelana. O segredo está em criar composições harmoniosas, com pares de alguns objetos, garantindo a simetria típica da decoração clássica.

Se você se identificou com esse estilo e quiser saber um pouco mais sobre ele, escreva para nosso email contato@andreviana.com.br

E não se esqueça de curtir nossas stories e seguir o arquitetura.sem.tortura aqui no Medium: www.medium.com/@andreviana.arq

No próximo post, vamos conhecer mais um estilo de decoração.

Encontro você em breve!

Um abraço e até a próxima!

Written by

Sou arquiteto e há 10 anos trabalho com projetos de Arq&Décor. Nesta página, trarei dicas e idéias práticas, para deixar sua casa mais bonita e acolhedora.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store