Podcasts: nova mídia finalmente chega ao sucesso no Brasil

Andrey Mattos
Feb 11 · 5 min read
Podcasts agora fazem parte da rotina dos brasileiros (Foto: Bruno Avellar)

Demorou, mas finalmente os podcasts caíram nas graças do público brasileiro. Mesmo sendo uma piada da comunidade de produtores, ano passado foi de fato o ano do podcast no Brasil. Os números compravam a afirmação. Uma pesquisa feita pela plataforma Deezer revelou que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no país durante todo o ano. Outro indicativo de que a mídia finalmente estourou no país foi a entrada de grandes grupos de comunicação. Jornais, revistas e sites rechearam as plataformas de podcast com programas jornalísticos, de esporte, curiosidades e entrevistas levando o grande público a ouvir esses programas e aos outros já existentes.

Segundo a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) no Brasil hoje são 2 mil podcasts ativos. O estudo foi feito no ano passado, em parceria com o Ibope Inteligência. Outro dado que mostra a força da nova mídia é o de pessoas que já tiveram contato com podcast. O estudo concluiu que 40% dos 120 milhões de usuários da internet no Brasil já ouviram pelo menos uma vez um programa desse tipo. Isso corresponde a quase 48 milhões de pessoas.

Um dos pontos positivos do podcast é sua versatilidade. Os programas podem ser consumidos enquanto o ouvinte esta fazendo outras atividades, como dirigir, lavar a louça e correr na esteira na academia por exemplo. Por definição, os podcasts são programas de áudio distribuídos por um feed dentro de agregadores. Hoje existem várias plataformas para se ouvir um podcast. As maiores e mais famosas no mercado nacional são o Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. Cada programa geralmente disponibiliza os arquivos dos programas em seus sites para serem baixados. E apesar de não ser bem-visto na “podosfera”, o público brasileiro também gosta de ouvir/ver podcasts no Youtube.

Grupo de amigos mantém o primeiro podcast de Petrópolis desde 2014

Vindo dos Estados Unidos, o podcast chegou no Brasil em 2004 com o “Digital Minds,” de Danilo Medeiros. Em Petrópolis, os amigos do “The Dudes” criaram o primeiro podcast da Cidade Imperial. O professor de inglês, Raphael Marques foi quem surgiu com a ideia. Inspirado pelo “Nerdcast”, podcast de maior audiência do Brasil, ele propôs levar as conversas que tinha com os amigos durante algumas reuniões para os microfones. “Eu tinha acabado de sair de um relacionamento e queria focar em alguma coisa para superar a fase. Já acompanhava alguns podcasts, mas em especial o Nerdcast. E então me surgiu a ideia: porque não eu mesmo e meus amigos gravarmos nossas conversas e lançar na internet? E aí vem a parte mais curiosa. Os reuni em um restaurante, disse que tinha um projeto, e eles sem ouvirem o que era aceitaram. Só depois me deixaram detalhar o plano.” contou.

Os Dudes em encontro com ouvintes em São Paulo (Foto: Reprodução/Internet)

Raphael mergulhou de cabeça no projeto. Dedicou horas do seu tempo livre para aprender a produzir, editar e postar os programas. Os amigos Matheus Freitas, Rhuan Linhares e Andrey seguiram o host e embarcaram no desafio. Assim nasceu o “Dudecast”, programa que desde seu lançamento é semanal. Hoje os “Dudes”, como são chamados, são 7 integrantes e produzem 3 programas, sendo um semanal e dois mensais. Além disso, os rapazes já produziram programas para lojas da cidade, já deram palestras em universidades e reúnem os fãs no fim do ano na Comic Con Experience, evento realizado em São Paulo. “O podcast me proporcionou momentos inesquecíveis, que eu sinceramente não sei se teria vivido se não fosse por ele. Demos palestra UCP, já fomos a diversos eventos no Rio e em São Paulo, como a CCXP(Comic Con). Mas acho que o principal combustível que nós mantém no ar desde 2014 são as mensagens que recebemos por e-mail e por telefone e os encontros que temos com os nossos ouvintes. Isso é revigorante e estimulante demais!” disse o professor.

Com o estilo “mesa de bar” o Dudecast é um programa bem-humorado que aborda diversos assuntos, que vão do cotidiano aos filmes e séries de cultura pop. O programa tem mais 250 edições, que contam com 1.500 downloads por episódio, já tendo batido a marca de 400.000 mil downlods em toda sua existência. E eles querem continuar crescendo neste ano de 2020. “Ano passado foi muito bom pra gente. Os números de acessos e downloads cresceram bem. Acho que a entrada de grandes empresas no mercado ajudou aos produtores médios também. A pessoa entra pra ouvir um podcast de um famoso e acaba achando um outro que também a interessa. Vamos continuar trabalhando no The Dudes para receber todo mundo!” finalizou.

Novidade para 2020: Podcasts Tribuna

Os programas já estão disponíveis no Spotify (Foto: Divulgação)

E em 2020, o Grupo Tribuna de Petrópolis entrou para esse universo. Programas veiculados na rádio Tribuna FM estão sendo disponibilizados no Spotify e no Anchor. Da programação do dial vem os programas Momento do Esporte, Bastidores, Tribuna Vibe e Music Nation. Já a redação do Jornal Tribuna de Petrópolis também está produzindo programas exclusivos para podcasts. O programa “Direto da Redação” já foi lançado e comentará as principais notícias da cidade. Os repórteres da Tribuna contarão sobre a apuração, trarão depoimentos e detalhes que acabam não entrando nas páginas do jornal. E não para por aí, novos programas serão lançados nos próximos dias com temáticas de política, saúde, moda e entretenimento.

A coordenadora de plataformas online da Tribuna, Juliana Fernandes, destaca o compromisso dos profissionais em estar onde o público também está. “Como profissionais de comunicação, temos que estar sempre atentos aos movimentos dos consumidores e do mercado. Ano passado o podcast teve um crescimento muito grande no país todo por oferecer uma gama maior de possibilidades de se informar. Então era nossa obrigação estar lá também, levando informação para os petropolitantos. Estamos trabalhando sempre, para levar informação de qualidade em qual mídia for”. Lembrando, os podcasts da Tribuna podem ser encontrados no Spotify e no Anchor.fm.

Andrey Mattos

Written by

Petropolitano com raízes mineiras. Desde jovem, sempre se mostrou apaixonado pela informação. Hoje atua como narrador e repórter.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade