Ser feminista não é rolê

Nos últimos 2 ou 3 anos tivemos um boom do feminismo aqui no Brasil, graças às redes sociais, ao fácil acesso à informação, aos memes e à possibilidade de várias mulheres desconhecidas se juntarem e compartilharem.

PORÉM, temos que entender que a desconstrução só acontece com reflexão, com debates, com LEITURAS. Ler é muito importante. Estudar o feminismo, as suas vertentes, suas autoras (independente da vertente a qual pertence) é a garantia de que sejamos mudança na nossa realidade.

Ser feminista não fácil, não é rolê, não é moda. Digo isso aqui dos meus 32 anos e quase 10 de militância.

As pessoas vão criticar suas opiniões, você vai deixar de ganhar likes no Facebook, seus parentes e amigos vão te olhar torto e te evitar, você vai ficar mal porque vai começar a enxergar todas as coisas que estão erradas a sua volta, vai cortar amizades, vai se decepcionar com pessoas que eram queridas e vai se pegar questionando suas verdades e suas opiniões.

A dica é: se você quer ser popular, não seja feminista, porque você vai ver e ouvir muita merda e vai perder a admiração de muitas pessoas.

Se mesmo assim você quiser ser feminista, e militar por isso seja na vida real ou na virtual, dou mais um conselho: não perca seu tempo discutindo com homem! Por mais especial que você ache que ele seja e por mais carinho que você tenha por ele. Principalmente em discussões de internet com desconhecidos. Eles vão te ridicularizar, te humilhar, te levar ao limite e depois que você perder a linha, vão te chamar de louca. Não vale a pena.

Mas se mesmo assim você acha que vale a pena, que a sua mensagem pode chegar a mulheres que não estão na conversa, mas que podem ouvir/ler o que você diz: se prepare.

Leia. Esteja preparada para explicar o que é o feminismo, como ele surgiu, quais foram as vitórias e os porquês das derrotas. Esteja preparada para apontar machismo, racismo, lesbofobia, transfobia, bifobia, gordofobia, capacistismo, academicismo, classicismo, psicofobia e mostrar porque é errado. Entenda o real significado de sororidade e não seja seletiva com as suas irmãs de luta.

Reveja seus privilégios. Aja de acordo com o que prega.

Ninguém está livre de errar, a desconstrução e o aprendizado acontecem durante a vida toda.

Só não vamos basear nossa militância em memes de facebook apenas, porque daí vira role apenas…

Juntas somos mais fortes!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Andrezza’s story.